[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]OIT alerta para aumento do emprego temporário e suas consequências para a economia[/highlighted_p]

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou o primeiro relatório sobre os trabalhadores temporários em todo mundo, informou o jornal Mainichi. O órgão das Nações Unidas chegou a conclusão de que nos últimos anos o aumento dos contratos temporários influenciou toda estrutura de contratação de mão de obra no mundo e que esta situação provocou insegurança e queda no consumo.

O documento da OIT afirma que o salário dos trabalhadores temporários é, via de regra, menor que os salários dos trabalhadores efetivos e que uma vez contratado por este sistema é muito difícil o trabalhador temporário conseguir ser contratado definitivamente pela empresa.

Além disso, a incerteza de que o contrato será ou não renovado pelo empregador faz com que o trabalhador temporário economize dinheiro consumindo apenas o essencial. O resultado disso é um número grande de trabalhadores fora do mercado de consumo e de lazer.

A OIT também revelou que os contratos temporários são em maior número no setor agropecuário e na construção civil. Normalmente, esses setores empregam mais estrangeiros como temporários que nacionais do próprio país.

O Japão aparece com destaque no relatório pois foi um dos países em que o número de contratos temporários cresceu rapidamente. Atualmente, o país tem 38% de sua força de trabalho com contratos temporários, onde as mulheres representam um grande percentual.

Contudo, a OIT não vê só pontos ruins no sistema de contrato temporário. Ele funciona bem para as donas de casa que querem apenas complementar a renda familiar.

[highlighted_text]Fonte: Portal Mie[/highlighted_text]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.