Em suas mensagens diárias, o Bispo Edir Macedo tem falado muito a respeito de purificação, sobre a importância de vivermos uma vida pura diante de Deus. E ele destacou duas pessoas na Bíblia que nos servem de referência para monitorarmos e avaliarmos nossa vida e nossa conduta: Caim e Abel.
Caim era agricultor e resolveu espontaneamente apresentar ao Senhor uma oferta. Contudo, Deus não se agradou dela, por isso não a aceitou. Entretanto, apesar de ter rejeitado a oferta de Caim, o Bispo observa que o Senhor não o condenou, não o expulsou da Sua presença.

Deus é Santo, Todo-Poderoso, Soberano, está acima de tudo que existe nos céus e na Terra, portanto, não recebe uma oferta qualquer. E, como Altíssimo, Ele sabia o que estava por trás da oferta de Caim; ela não era o melhor que ele podia oferecer.

Abel, por sua vez, também apresentou ao Senhor a sua oferta. A Bíblia ressalta que ele separou das primícias de suas ovelhas e da gordura delas. Ou seja, ele não separou qualquer ovelha para presentear o Deus Altíssimo. “Ele foi criterioso, fez questão de escolher o melhor”, destaca o Bispo. Abel foi mais humilde, mais agradável a Deus, por isso sua oferta chamou atenção dEle. “Enquanto a oferta de Abel chamou atenção para o bem, a de Caim chamou atenção para o mal.”

[custom_heading center=”true”]Um homem justo[/custom_heading]

Vendo que Deus tinha se agradado da oferta do irmão, Caim ficou irado e com o semblante caído. E o Senhor disse a ele: “Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4.6,7.

É exatamente o que acontece com aqueles que ofertam de qualquer maneira a Deus. “Quando a pessoa oferece a Deus uma vida imprestável, uma vida de pecado, não tem como Ele aceitar. Então ela vive fracassada, com o semblante descaído”, alerta o Bispo.

Mas Abel era diferente, além de ter ofertado seu melhor ao Altíssimo, seu coração era puro, seu caráter era reto, por isso Deus se agradou dele e da sua oferta. “Se agradou tanto que Abel foi tido como um homem justo.”

[custom_heading center=”true”]Depressão espiritual[/custom_heading]

Se por um lado a oferta de Abel fez dele uma pessoa merecedora diante de Deus, a de Caim o fez culpado. E quando a consciência acusa, por conta de uma falta, um pecado, quando a pessoa se sente culpada, entra em depressão espiritual, vive na dúvida e no medo. “A dúvida é que sustenta o medo, o semblante descaído, a depressão, a preocupação, a ansiedade. Tudo isso vem por causa do pecado. O pecado é raiz de todo mal que afeta a humanidade”, explica o Bispo.

Mas, quando a pessoa abandona o erro e passa a viver uma vida íntegra e justa, então ela se torna uma oferta viva e agradável diante de Deus e, obviamente, Ele vai satisfazer os desejos do coração dela:b

Em contrapartida, a pessoa que vive na impureza, mergulhada nos seus pecados, tem uma vida atormentada, fracassada, caída, prostrada, desanimada, derrotada. Ela pode até ganhar muito dinheiro na loteria, por exemplo, e pensar que teve uma sorte enorme, mas esse dinheiro todo será para sua própria destruição. Ela vai mergulhar ainda mais para satisfazer o seu ego e sua vaidade e sua destruição virá ainda mais rápido.

[custom_heading center=”true”]Vida purificada[/custom_heading]

E engana-se quem pensa que viver uma vida purificada é simplesmente frequentar uma Igreja, orar, jejuar e ler a Bíblia diariamente. “De que adianta tudo isso se você vive no erro? De que adianta viver na igreja e no pecado? O que faz a diferença é quando a pessoa vive na Igreja – que é o corpo do Senhor Jesus – 24 horas por dia. Quando ela vive a fé todos os dias. Isso é viver na pureza, na purificação. Foi para isso que Jesus veio ao mundo. Ele não veio para curar os doentes simplesmente. Ele veio para resolver em definitivo a vida das pessoas”, esclarece o Bispo.

[custom_heading center=”true”]Viva na Justiça[/custom_heading]

Avalie que tipo de oferta a sua vida tem sido diante de Deus e tome uma decisão. Quem é você: Caim ou Abel?

Se você escolher, a partir desse instante, viver na Justiça, em sua casa haverá fartura, prosperidade e riqueza. Como está escrito: “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em Seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.” Salmos 112.1-3.

Vale lembrar ainda o que disse o Senhor Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5.8.

[highlighted_p boxed=”false” center=”true”][highlighted_text]“Decida a sua vida. Seja uma oferta viva como foi Abel e você será abençoado. Onde quer que você for, será a Igreja do Senhor Jesus, porque será a oferta viva do Todo-Poderoso”, aconselha o Bispo Macedo.[/highlighted_text][/highlighted_p]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.