Um dos principais sinais de uma pessoa adulta e madura: ela é capaz de assumir a responsabilidade por suas ações e reações. O imaturo, infantil (ou simplesmente o adulto malformado), tende a responsabilizar os outros pelo que faz.

[highlighted_p boxed=”true” center=”false”]Por exemplo, se um marido não entende que é responsável por seu próprio temperamento, pode culpar a esposa por tê-la agredido verbalmente. “Você me provocou, por isso eu te ofendi. Se você não tivesse feito aquilo, eu não teria feito isto.” Ou seja, zero responsabilidade.[/highlighted_p]

A esposa que não entende que é responsável por seus próprios sentimentos, pode se sentir infeliz e responsabilizar o marido por sua infelicidade. “Você não me dá atenção, por isso eu sou carente.” O recado é que a culpa da carência dela é a falta de atenção dele. Ela o responsabiliza pelo que ela sente. Na verdade, o comportamento dele é algo que deve ser tratado separadamente dos sentimentos dela. Ele é responsável pelo que faz, sim, mas somente ela é responsável pelo que sente. Como uma pessoa completa, madura, ela poderia se dirigir ao problema dele sem se vitimizar ou fazer drama.

Uma pessoa completa assume o controle de suas ações e reações. Não podemos controlar muita coisa ao nosso redor, mas quando entendemos que somos responsáveis por nós mesmos, aí sim podemos nos considerar adultos.

Maturidade é impossível sem responsabilidade.

[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Se você quer aprender mais sobre esse tema, participe de uma reunião na Universal mais perto de você.
Informações: 053-413-1661[/highlighted_p]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.