O número de pacientes infectados pelo norovírus em cada instituição médica ultrapassou a margem dos 20 em ao menos dez províncias japonesas.

O vírus, que provoca infecção estomacal, é transmitido por alimentos contaminados ou pelo contato com as secreções de um doente.

De acordo com o Instituto de Doenças Infecciosas, as notificações emitidas por todas as pediatrias do país (cerca de 3 mil pontos) mostraram que, na semana dos dias 28 de novembro e 4 de dezembro, o número de pacientes por instalação médica estava na média de 17,37, totalizando mais de 14 mil novos doentes.

O número registrado é três vezes superior ao mesmo período do ano passado e mais de 50 mil pessoas já foram infectadas na atual temporada.

A província que mais registrou casos foi Miyagi, com 45,75 pacientes por instituição médica. Em Yamagata, a taxa ficou em 33,47 e, em Mie, 27,71. Na província de Saitama, o registro foi de 26,73 pacientes. Em Tóquio, as notificações mostraram uma média de 26,64 infectados e, em Kanagawa, 23,62 pacientes.

A província de Nara notificou 23,09 pacientes por hospital e em Miyazaki o registro foi de 20,83. Chiba registrou 20,24 pacientes e a província de Hyogo, 20,12 infectados.

Todas as províncias com mais de 20 pacientes por instalação médica ultrapassaram o limite para ser considerado um surto e a proliferação do norovírus pode gerar alerta também em outras localidades.

As províncias em alerta e os órgãos de saúde estão orientando a população para que intensifiquem as medidas de prevenção.

Para prevenir, lave bem as mãos e com bastante frequência, principalmente antes de comer e preparar alimentos e após utilizar o banheiro. Os utensílios de cozinha também devem ser higienizados.

Fonte: Alternativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.