[custom_heading center=”true”]Características que acompanham uma pessoa competente:[/custom_heading]

  • Forma de agir: O competente está sempre pronto para agir e agir com excelência. Não importa as dificuldades que se está enfrentando nas demais áreas da vida, ele não se deixa limitar por nada. Age acima de sentimentos, de emoções e do que se está vendo, mas seu apoio está na fé em Deus e em sua crença de que é preciso ser competente.
  • Crescimento pessoal: Investe pelo menos 2 horas do tempo em capacitação, seja por meio de leitura, cursos, diálogos, pesquisa e entendimento sobre a área em que atua ou que tem visão de atuar. Afinal, tem ciência de que pode sempre melhorar, crescer, aprender, pois somente assim conseguirá multiplicar seus talentos, fazer boas escolhas e ser um diferencial.
  • Faz com qualidade: Não é por acaso que, espiritualmente, a base da oferta é o melhor: a excelência é necessária não somente para agradar a Deus, mas também aos clientes, amigos, fornecedores… Tudo no que coloca as mãos ele conclui e se esmera para que haja qualidade que exprima seu esforço e habilidade. Ter um elevado padrão de excelência é algo natural, por isso essa característica está imputada em sua mente.
  • Faz além do que o esperado: Biblicamente é a dica do servo útil e fiel, que faz além do que é pedido. O competente vai além do que se espera, busca o aprimoramento, em tudo o que executa fala consigo mesmo: “Como eu posso executar este trabalho de forma mais eficiente?” Essa prática é o princípio que o leva a ter novas ideias que conduzem ao aperfeiçoamento.
  • Influencia os demais: O competente influencia os envolvidos no processo de execução com seu entusiasmo e sua necessidade em ser excelente.

Após as dicas de como desenvolver a arte da competência, analise-se: Será que suas ações têm sido sinônimos de competência? Você tem se empenhado ao máximo e executado o que lhe é confiado em um padrão elevado? Ou tem se limitado a fazer apenas o razoável? Leve em consideração que pessoas competentes se antecipam a acontecimentos e fazem acontecer. Você tem sido um sonhador, um empreendedor ou tem sido limitado pelos medos? Quanto mais competente você for, mais próximo estará de ser visionário, ser empreendedor e de fazer acontecer.

Seja engajado no que lhe é confiado. Há algum fator limitante? Há conflito com as pessoas com quem convive? Está insatisfeito com as funções exercidas? Encontre uma forma de resolver as coisas, não deixe com que nada te desconcentre de seus objetivos. Eleve seus padrões de excelência, exija mais de você, se entregue ao que você faz. Invista em aprimoramento. Aja de forma que você seja o primeiro em sua lista de admiradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.