Você planeja o seu futuro financeiro? Uma pesquisa recente mostra que mais da metade dos brasileiros (52%) não possui nenhuma reserva financeira. Apesar disso, 85% da população diz ter consciência da importância de guardar dinheiro para emergências, indica levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O estudo contou com respostas de pessoas a partir de 16 anos e economicamente ativas, além de inativos com renda e aposentados, das classes A, B e C, em todas as regiões do Brasil.

Os dados revelam que os brasileiros ainda têm dificuldade para organizar as próprias finanças e pensar a longo prazo. Mas como mudar essa situação? O primeiro passo é conversar com a família ou o cônjuge e colocar todas as despesas no papel. O conselho é de Tiago Melo, especialista em gestão de risco e presidente no Brasil da MDRT (sigla de Million Dollar Round Table), associação mundial de profissionais da área de seguros de vida e mercado financeiro. “É importante saber para onde vai o dinheiro e quanto sobra no fim do mês. Depois, sugiro organizar a divisão dos gastos, separando de 50% a 60% para as despesas do dia a dia, 20% a 30% para investimentos de médio prazo e 10% a 20% para planos de longo prazo, como a aposentadoria”, diz.

Segundo o especialista, é fundamental começar a poupar uma parte dos rendimentos todo mês, mesmo que seja uma parcela pequena no início. Para planos de médio e longo prazos, Melo sugere diversificar os investimentos. Antes de investir, deve-se analisar sempre as taxas administrativas, além dos impostos, tempo de carência e possíveis multas. Em geral, taxas acima de 1% são ruins para o cliente. “A pessoa deve procurar um profissional independente da área financeira antes de investir, pois ele vai ajudá-la a fazer um plano de acordo com as condições de vida dela.” Ele acrescenta que os títulos do Tesouro podem ser uma boa opção para começar a investir.

Ciladas

Tiago Melo destaca que promessas de altos ganhos em pouco tempo e os empréstimos financeiros são verdadeiras ciladas. “Aconselho fugir de armadilhas como pirâmide e marketing multinível, pois o barato pode sair caro. O mesmo vale para os empréstimos em bancos ou em financeiras que abordam as pessoas nas ruas, pois as taxas são muito altas”, conclui. 

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras – 8h, 10h, 15h e 20h30 em todas as Universal do país.

[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Em Hamamatsu, em frente ao Act City e em todas as Universal do país.
〒430-0929 Hamamatsu-shi Naka-ku Chuo 3-9-3.
Informações: 080-9725-1661[/highlighted_p]

Entre em contato conosco, envie suas dúvidas ou sugestões:
atendimento@universaljp.org
Veja mais endereços, acesse: https://universaljp.org/enderecos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.