Ao mesmo tempo em que a pureza e a inocência das crianças é algo maravilhoso, elas exigem dos pais atenção e alerta constantes. Correm um grande risco se os responsáveis não vigiarem o que elas acessam na internet, por exemplo, um grande campo minado.

Na Rússia, um jogo online, que prometia transformar a criança em uma “fada do fogo”, fez algumas vítimas. O game orientava a criança a seguir as suas instruções: ligar o fogão, à meia-noite, mas sem acender o fogo, e ir dormir. Assim ela respiraria o “gás mágico” e, ao acordar, seria uma fada. Sofia Ezhova, de 5 anos, obedeceu às regras e ficou gravemente ferida. Autoridades buscam os responsáveis pelo jogo e a intenção que existe por trás dele: terror, infanticídio? Ainda não se sabe.

Outra brincadeira fatal, que está ligada a 130 suicídios na Rússia e que tem como alvo adolescentes, é a chamada “Baleia Azul”. O jogo, também online, leva os participantes a completarem tarefas diárias por 50 dias, como se cortar, assistir a filmes de terror, ficar sem dormir e, ao fim de tudo, cometer suicídio. Se o participante escapar da lavagem cerebral, continua no jogo. Vários deles não escaparam, segundo informações do jornal The Sun.

[custom_heading center=”true”]Você sabe o que seu filho faz na internet?[/custom_heading]

Ao mesmo tempo em que os riscos são grandes, eles podem ser evitados com alguns cuidados:

  • Sempre verifique o histórico do computador para ver que tipo de sites o seu filho visita e fique atento se ele apresenta mudanças no comportamento.
  • Mas, acima de tudo, tenha um bom relacionamento com ele e diálogo aberto, para ensiná-lo a identificar situações que podem ser um risco.
  • Não brigue de forma desnecessária, mas entenda o mundo dele e mostre que ele pode contar com você. Assim, se o seu filho se deparar com algum problema ou oferta indevida, vai lhe procurar para pedir ajuda.

[highlighted_p boxed=”false” center=”true”]A escritora Cristiane Cardoso também dá um recado sobre o assunto, que serve tanto para jovens como para adultos: [highlighted_text]“Saiba aproveitar o que de bom tem na internet e cresça. Eleja bem as suas prioridades na vida e não correrá o risco de se perder nas propostas ilusórias oferecidas por aí.”[/highlighted_text] O Univer Video é uma ótima opção para boas escolhas, pois lá você encontra filmes, músicas e vídeos com mensagens edificantes, para toda a família.[/highlighted_p][highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Se você quer aprender mais sobre esse tema, participe de uma reunião na Universal mais perto de você.
Informações: 053-413-1661[/highlighted_p]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.