Leia a Bíblia em 1 ano – 91º dia


[title above=”” h1=”false” center=”true”]Levítico 3 e 4, Salmos 1 e 2 e Provérbios 19[/title]

 “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…”

Oséias 4.6

Conhecer a Bíblia é muito importante para todos nós, especialmente nos momentos mais difíceis de nossas vidas, pois Deus fala conosco por meio de Sua Palavra. O Espírito Santo nos conduz, nos orienta, e quando passamos por tribulações, Ele nos faz lembrar do que está escrito na Bíblia, de uma Palavra de Deus que nos conforte. Mas só nos lembraremos se tivermos conhecimento Dela.

[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Por isso, elaboramos um plano para que você leia a Bíblia em 1 ano.
Se você ainda não começou, clique aqui e comece agora, não deixe para amanhã.
Você verá o quanto isso transformará a sua vida.[/highlighted_p]

[custom_heading center=”true”]Se você já está nesse propósito, acompanhe a leitura de hoje:[/custom_heading]

[title above=”” h1=”false” center=”true”]Levítico 3[/title]

1. E se a sua oferta for sacrifício pacífico; se a oferecer de gado, macho ou fêmea, a oferecerá sem defeito diante do Senhor.

2. E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta, e a degolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar em redor.

3. Depois oferecerá, do sacrifício pacífico, a oferta queimada ao Senhor; a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura,

4. E ambos os rins, e a gordura que está sobre eles, e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado com os rins, tirará.

5. E os filhos de Arão queimarão isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha que está no fogo; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.

6. E se a sua oferta for de gado miúdo por sacrifício pacífico ao Senhor, seja macho ou fêmea, sem defeito o oferecerá.

7. Se oferecer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o Senhor;

8. E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta, e a degolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão espargirão o seu sangue sobre o altar em redor.

9. Então, do sacrifício pacífico, oferecerá a o Senhor, por oferta queimada, a sua gordura, a cauda toda, a qual tirará do espinhaço, e a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura;

10. Como também ambos os rins, e a gordura que está sobre eles, e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.

11. E o sacerdote queimará isso sobre o altar; alimento é da oferta queimada ao Senhor.

12. Mas, se a sua oferta for uma cabra, perante o Senhor a oferecerá,

13. E porá a sua mão sobre a sua cabeça, e a degolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão espargirão o seu sangue sobre o altar em redor.

14. Depois oferecerá dela a sua oferta por oferta queimada ao Senhor, a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura;

15. Como também ambos os rins, e a gordura que está sobre eles, e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.

16. E o sacerdote o queimará sobre o altar; alimento é da oferta queimada de cheiro suave. Toda a gordura será do Senhor.

17. Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.

[title above=”” h1=”false” center=”true”]Levítico 4[/title]

1. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

2. Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do Senhor, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles;

3. Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao Senhor, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado.

4. E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o Senhor.

5. Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da congregação;

6. E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e daquele sangue espargirá sete vezes perante o Senhor diante do véu do santuário.

7. Também o sacerdote porá daquele sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o Senhor que está na tenda da congregação; e todo o restante do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, q u e está à porta da tenda da congregação.

8. E tirará toda a gordura do novilho da expiação; a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura,

9. E os dois rins, e a gordura que está sobre eles, que está junto aos lombos, e o redenho de sobre o fígado, com os rins, tirá-los-á,

10. Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.

11. Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça e as suas pernas, e as suas entranhas, e o seu esterco,

12. Enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará.

13. Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e forem culpados,

14. E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação,

15. E os anciãos da congregação porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e degolar-se-á o novilho perante o Senhor.

16. Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação,

17. E o sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue, e o espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.

18. E daquele sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante a face do Senhor, na tenda da congregação; e todo o restante do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da porta da tenda da congregação.

19. E tirará dele toda a sua gordura, e queimá-la-á sobre o altar;

20. E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado.

21. Depois levará o novilho fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é expiação do pecado da congregação.

22. Quando um príncipe pecar, e por ignorância proceder contra algum dos mandamentos do Senhor seu Deus, naquilo que não se deve fazer, e assim for culpado;

23. Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta um b o d e tirado das cabras, macho sem defeito;

24. E porá a sua mão sobre a cabeça do bode, e o degolará no lugar onde se degola o holocausto, perante a face do Senhor; expiação do pecado é.

25. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então o restante do seu sangue derramará à base do altar do holocausto.

26. Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expiação do seu pecado, e lhe será perdoado.

27. E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada;

28. O u se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu,

29. E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará no lugar do holocausto.

30. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar;

31. E tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ela, e ser-lhe-á perdoado o pecado.

32. Mas, se pela sua oferta trouxer uma cordeira para expiação do pecado, sem defeito trará.

33. E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará por oferta pelo pecado, no lugar onde se degola o holocausto.

34. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação do pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o restante do seu sangue derramará na base do altar.

35. E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas d o Senhor; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.

[title above=”” h1=”false” center=”true”]Salmos 1[/title]

1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2. A nte s tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

3. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

4. N ã o são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

5. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

6. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

[title above=”” h1=”false” center=”true”]Salmos 2[/title]

1. Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?

2. Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:

3. Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.

4. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.

5. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.

6. Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.

7. Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.

8. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.

9. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.

10. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.

11. Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor.

12. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.

[title above=”” h1=”false” center=”true”]Provérbios 19[/title]

1. Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo.

2. Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés.

3. A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor.

4. As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa.

5. A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.

6. Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes.

7. Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com palavras, que não servem de nada.

8. O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem.

9. A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.

10. Ao tolo não é certo gozar de deleites; quanto menos ao servo dominar sobre os príncipes!

11. A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.

12. Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência.

13. O filho insensato é uma desgraça para o pai, e um gotejar contínuo as contendas da mulher.

14. A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente.

15. A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.

16. O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá.

17. A o Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.

18. Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.

19. O homem de grande indignação deve sofrer o dano; porque se tu o livrares ainda terás de tornar a fazê-lo.

20. Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.

21. Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.

22. O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso.

23. O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.

24. O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de tornála à sua boca.

25. Açoita o escarnecedor, e o simples tomará aviso; repreende ao entendido, e aprenderá conhecimento.

26. O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra.

27. Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.

28. O ímpio escarnece do juízo, e a boca dos perversos devora a iniqüidade.

29. Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos.

[custom_heading center=”true”]O que você aprendeu com a leitura de hoje? Deixe o seu comentário.[/custom_heading]

[custom_heading center=”true”]E não desanime. Continue firme para ler a Bíblia em 1 ano, aqui no Universal.org.[/custom_heading]