[custom_heading center=”true”]Tóquio[/custom_heading]

[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]A Laundroid, máquina robótica que dobra e organiza roupas, estará disponível para reservas no Japão
a partir de março de 2017, informou o portal tecnológico Cnet nesta quarta-feira (5).
Desenvolvido pela startup Seven Dreams em parceria com as empresas Panasonic e Daiwa House,
o equipamento foi apelidado de “máquina dos sonhos” e está gerando grande expectativa no país.[/highlighted_p]

A Laundroid tem 2,1 metros de altura, 87 cm de largura e 80 cm de profundidade, em uma aparência semelhante a uma geladeira grande. Ao colocar as peças de roupas no compartimento de entrada, a máquina irá utilizar tecnologias de reconhecimento e inteligência artificial para identificar os trajes, separar e dobrar.

De acordo com as informações da Seven Dreams, a Laundroid pode levar uma média de 10 minutos para realizar o procedimento em uma única peça e as roupas são dobradas uma por vez. Embora a tarefa seja mais simples em mãos humanas, o desenvolvimento da tecnologia poderá aliviar mais uma obrigação doméstica em milhares de lares no país.

A máquina separa as roupas em quatro categorias: camisas, calças, saias e toalhas. Será possível ainda configurar o equipamento entre “peças familiares” e “itens gerais”. Porém, o usuário terá que cadastrar as peças manualmente.

laundroid

Nesta semana, uma máquina de teste foi exibida na feira de tecnologia Ceatec Japan, no Makuhari Messe, em Chiba. Na ocasião, representantes do equipamento realizaram uma demonstração de funcionamento e a empresa relevou que pretende fabricar modelos menores ao público geral.

Quanto ao preço, o CEO Shin Sakane, representante da Seven Dreams, disse que o valor ainda está em análise e será revelado em breve. Porém, Sakane contou que, futuramente, pretende fazer a máquina custar menos do que ¥200 mil.

Antes de março do próximo ano, a empresa irá lançar a “Plataforma de Inovação Mundial Laundroid”, com o objetivo de recrutar 100 participantes para se tornarem membros do “Laboratório Laundroid”, de desenvolvimento da máquina.

Além do “passaporte” para o laboratório, cada membro do projeto receberá também uma máquina de presente.

[highlighted_p boxed=”true” center=”false”]Em 2018, um modelo voltado para instituições de idosos e hospitais será anunciado pela empresa. Em 2019, a Seven Dreams pretende unificar uma lavadora e uma secadora com a máquina de dobrar, em um modelo que será chamado de “All in One”.[/highlighted_p]

[highlighted_text]Fonte: Alternativa[/highlighted_text]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.