Final de ano costuma gerar muitos gastos extras para as famílias. Férias, rematrículas e material escolar, impostos, festas, presentes, entre outras coisas. A falta de organização e disciplina com as finanças fazem com que o dinheiro a mais não seja suficiente para cobrir todas as despesas. “Vivemos em um mundo que valoriza o consumo. É claro que você tem que ter as coisas, tem que comer bem, morar bem, usufruir do dinheiro que recebe. Porém, precisa aprender a se planejar e a fazer escolhas inteligentes para o seu dinheiro”, afirma o escritor J. Edington, autor do livro “50 tons para o sucesso”.

E uma das escolhas ruins e responsáveis pela bagunça no orçamento é a compra por impulso, que é quando adquirimos coisas que nem sempre precisamos. As consequências de tal atitude costumam ser gastos exorbitantes e muito arrependimento.

Por isso, J. Edington dá dicas para evitar o deslize. “Se for adquirir algo, reflita se é mesmo importante para a sua felicidade e qualidade de vida. E livre-se do vício do parcelamento. Se não tem dinheiro para comprar, não compre. Se precisa muito do item, junte o dinheiro pelos meses necessários e compre. Se realmente não puder esperar e for necessário parcelar, o faça pelo menor prazo possível”, explica.

[custom_heading center=”true”]E no resto do ano?[/custom_heading]

Se você costuma passar por apertos financeiros nos outros meses, significa que seus hábitos de consumo e organização financeira têm sido péssimos. Mas a mudança começa na mente, antes de chegar ao bolso. “Antes de pensar em controlar seus gastos, você precisa entender o seu comportamento atual. Suas atitudes precisam sair do nível inconsciente, irracional e emocional e vir para o nível consciente”, diz o autor.

Feito isso, faça um planejamento para identificar para onde o dinheiro está indo e seu padrão de gastos. “Anote tudo o que gasta, até o cafezinho que tomou na esquina, dizendo exatamente o que comprou ou pagou e o horário. Pode ser trabalhoso fazer isso no começo, mas é libertador ter consciência do seu comportamento”, ensina. “Faça isso por um mês, para entender onde está indo o seu dinheiro. Depois, faça cortes inteligentes (para que você precisa daquele cafezinho na esquina?)”, conclui J. Edington.

[highlighted_p boxed=”false” center=”true”][highlighted_text]Se você precisa de mais sabedoria para lidar com sua vida financeira, compareça às palestras do “Congresso para o Sucesso”, que acontecem às segundas-feiras, às 8h, 15h e 20h30.[/highlighted_text][/highlighted_p][highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Em Hamamatsu, em frente ao Act City e em todas as Universal espalhadas pelo país.
Informações: 080-9725-1661[/highlighted_p]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.