Filha, esposa, mãe e profissional. As mulheres modernas possuem muitos papéis. Mas será que é possível administrá-los sem que deixem a desejar em algum ponto? Segundo a palestrante e escritora Cristiane Cardoso, a mulher não precisa ser perfeita, mas, por meio da sabedoria que vem de Deus, pode ser excelente e virtuosa em todas as áreas de sua vida. Este foi o principal ensinamento da última reunião do Godllywood Autoajuda, realizada no Templo de Salomão, em São Paulo.

No início da palestra, Cristiane lembrou que a mulher não deve se sentir diminuída por ser boa mãe ou cuidar bem de seu lar. E as mulheres que, mesmo cristãs, fazem julgamentos errados sobre as demais devem aceitar os ensinamentos bíblicos e aprender quais são seus valores e funções. “Muitas vezes, você não consegue praticar o que nós falamos. Não é confiante, sábia, não tem discernimento, porque não aprendeu qual é o seu papel. E a mulher que não sabe qual é o seu papel sempre vai errar. É como, por exemplo, me formar professora, entrar em uma escola e não saber o que fazer na sala de aula.”

Outras ainda focam com toda força em uma determinada função, achando que isso vai compensar os demais papéis que não estão cumprindo. Mas, ao agirem assim, não terão tempo de investir nas outras áreas. A solteira que passa o dia fora pode não ter tempo para os pais ou de cuidar da vida amorosa. A mãe que chega cansada do trabalho pode não ter ânimo para educar os filhos e vontade de estar com o marido.

É preciso saber que assumir um novo papel sem estar preparada pode trazer sérios problemas. Por exemplo, quando é mãe, mas não está em condições financeiras para atender às necessidades da criança.

Estar no mercado de trabalho não é errado, o problema é quando a mulher não sabe gerir a sua vida. “Você tem que cuidar do seu marido, mas também ter opinião e se valorizar. Tem que ser uma boa mãe, mas também ter tempo para si mesma.” Para ela, a mulher precisa realizar todos os seus papéis tendo como base a palavra de Deus. Dessa forma, será possível cumprir todos eles naturalmente e com equilíbrio.


[custom_heading center=”true”]Confira trechos do que Cristiane falou durante a palestra para as que desejam ter um espírito excelente.[/custom_heading]

  • papel-mujer-02A filha precisa honrar os pais: “Às vezes, porque você não honra a sua mãe, não a respeita, não aprecia os sacrifícios que ela tem feito, a torna ainda mais amargurada. Você tem um papel a cumprir como filha, independentemente da idade tiver. Você tem uma mãe? Então tem que honrá-la. Honra é o oposto da vergonha. Você não deve envergonhá-la, falar mal dela ou criticá-la”.
  • Ser mãe é um talento natural, mas requer dedicação: “Se você é mãe, você tem uma grande responsabilidade até que essa criança chegue à fase adulta, você tem que cuidar, disciplinar, tem que mostrar a essa criança ou a esse jovem qual o caminho certo, mas sem impor nada e sim ensinar”
  • O papel da esposa é cuidar e respeitar o marido: “O homem que é respeitado pela mulher tem prazer em cuidar dela. Mas o homem que é desrespeitado e é anulado pela mulher não tem prazer em ser marido dela”. Se você souber fazer esse papel com sabedoria, vai ver que seu marido vai se tornar um homem muito mais feliz e vai fazer questão de cumprir o papel dele como marido”.
  • A solteira não deve buscar apenas o sucesso profissional: “Se um dia você quer casar, você tem de se preparar, se guardar, se valorizar, aprender a cuidar de um lar e a fazer a escolha do parceiro. Se você tem uma casa, ou um quarto, então você tem uma responsabilidade”.
  • Ter excelência na postura profissional é importante: “Você tem que ser confiável, fiel ao trabalho, tem que desenvolver bem o seu papel. E, para as que são responsáveis por empregar outras pessoas, é preciso ser justa, não fazer acepção, e deve tratar as pessoas como o Senhor Jesus as trata”.

[highlighted_p boxed=”false” center=”true”]Como têm sido o seu comportamento? Os papéis têm trocado dentro de casa? Comente e compartilhe.[/highlighted_p]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.