Em janeiro, os preços caíram para 53 de um total de 80 categorias de produtos alimentícios, em comparação ao ano anterior, mostra uma pesquisa de dados de pontos de venda realizada pelo Nikkei. A pesquisa monitora 50 produtos alimentícios e 30 itens de uso diário em cerca de 450 estabelecimentos comerciais no Japão.

Comparações diretas não podem ser feitas por conta de diversas combinações de produtos, mas o compartilhamento de categorias que tem observado as quedas nos preços alcançou um nível não visto desde novembro de 2012, um pouco antes de Shinzo Abe assumir o poder e promover a sua agenda Abenomics.

Em janeiro, os preços para 33 categorias de produtos alimentícios sofreram queda, juntamente com 20 itens do dia a dia. O óleo para salada foi o que mais teve redução de preço entre os comestíveis, com uma queda de 13.3%.

Com início no ano passado, como o iene valorizou dos níveis de 2015, os preços da manteiga, macarrão, bolos e outros produtos alimentícios, que dependem fortemente de matéria-prima importada, diminuíram. Entretanto, agora, o sabão em pó, batom e outros itens usados no dia a dia se juntaram ao clube.

[custom_heading center=”true”]Preço de cereal e chocolate tiveram aumento de preço[/custom_heading]

Entretanto, os preços para itens considerados premium, com valor agregado, estão aumentando cada vez mais. O cereal, uma categoria que inclui granola, teve um aumento de preço de 5.8%. Barras de chocolate sofreram um aumento de 2.7%, liderado por produtos com alto teor de cacau. A demanda de consumidores preocupados com a saúde levou os preços de tais itens às alturas.

Itens usados no dia a dia com valor agregado também ficaram mais caros. Os preços de detergente líquido próprio para máquina de lavar louça tiveram um aumento de mais de 15% em comparação ao ano anterior. Um detergente spray, lançado em outubro de 2016 pela empresa Kao que limpa utensílios sem ter que esfregar, está custando 2 vezes mais em comparação às marcas convencionais de detergentes. Contudo, a empresa diz que o produto está gerando o dobro de vendas estimadas.
Fonte: Portal Mie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.