Montadoras japonesas passaram por uma situação difícil em abril, visto que terremotos no sudoeste do Japão fizeram com que a produção fosse suspensa em algumas fábricas e um escândalo de manipulação de dados em testes de consumo de combustível teve múltiplos efeitos, segundo dados do governo divulgados na segunda-feira (30).

Na Toyota, a produção nacional diminuiu 18,8% no mês de abril em relação ao ano anterior, totalizando 200.675 veículos, visto que a maior montadora do Japão teve que interromper temporariamente as linhas de produção no país quando fornecedoras de peças foram afetadas pelos fortes terremotos na província de Kumamoto e áreas vizinhas.

Entretanto, as suas vendas nacionais tiveram um aumento de 9,9%, totalizando 114.744 veículos.

Já a Nissan divulgou que suas vendas no Japão diminuíram 23,3%, totalizando 25.617 automóveis, com uma queda de 51,2% no comércio de miniveículos, que totalizou 5.574 unidades. A produção da montadora diminuiu 5,1%, totalizando 60.086 unidades.

A Nissan concordou em adquirir uma participação na Mitsubishi, cujo valor de mercado despencou após revelações de que a empresa tinha manipulado dados de consumo de combustível em alguns modelos de miniveículos, incluindo alguns fornecidos à Nissan.

A Mitsubishi registrou uma queda de 14,9% nas vendas, totalizando 3.587 veículos, enquanto sua produção diminuiu 16,7%, para 38.713 unidades, a primeira queda em 7 meses. A montadora suspendeu a produção em sua fábrica de miniveículos na província de Okayama desde o dia em que o escândalo de falsificação de dados veio à tona, no final de abril.

A produção da Honda diminuiu em 0,7%, totalizando 51.581 veículos, embora suas vendas no Japão tenham expandido em 8,8%, totalizando 45.317 unidades.

Fonte: Portal Mie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.