O tempo mínimo de residência exigido trabalhadores estrangeiros qualificados para obtenção do visto permanente no Japão pode ser reduzido, em um movimento que está sendo considerado pelo governo para ajudar a atrair trabalhadores de outros países.

No sistema atual, profissionais estrangeiros, incluindo empresários, peritos técnicos e pesquisadores acadêmicos, são considerados como trabalhadores “altamente qualificados” e são concedidos alguns privilégios.

Uma delas é uma aplicação acelerada da residência permanente. O sistema permite que trabalhadores qualificados possam solicitar o visto permanente após 5 anos de trabalho no Japão, metade do tempo necessário em relação a outros tipos de trabalhadores.

O governo está agora considerando reduzir este prazo “significativamente” para criar um dos sistemas mais rápidos para emitir “cartões verdes” para os profissionais de nível superior, disse um funcionário do Ministério da Justiça terça-feira.

O funcionário disse que não foi decidido o novo prazo.

O funcionário do Ministério da Justiça disse que o governo tem o objetivo de impulsionar o crescimento econômico, ao aceitar ativamente especialistas estrangeiros qualificados.

O sistema baseado em pontos existentes avalia profissionais estrangeiros com base em critérios como renda anual, formação acadêmica e habilidades de linguagem.

Aqueles que recebem mais de 70 pontos podem permanecer no Japão sob um visto de cinco anos para “atividades designadas”.

Atrair mais trabalhadores estrangeiros é visto como urgente, com a sociedade envelhecendo e a população economicamente ativa diminuindo no Japão.

[highlighted_text]Fonte: Portal Mie[/highlighted_text]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.