[title above=”” h1=”false” center=”true”]Quando o trabalho se torna algo ruim[/title]

Workaholic se tornou um termo muito utilizado nos últimos anos e, em resumo, significa viciado em trabalho. Trabalhar por horas além do expediente, levar mais tarefas para casa, não parar de verificar o email corporativo durante um passeio em família ou nas férias são alguns dos comportamentos comuns desse tipo de pessoa. Para muitos, essa atitude é sinônimo de sucesso, mas pode trazer malefícios para a saúde e para os relacionamentos.

Kaique da Silva Ferreira (foto abaixo), de 21 anos, é professor de inglês e passou por esse problema. Quando tinha apenas 17 anos de idade, se viu dedicando tempo demais para ser promovido no emprego. “Perdi o controle da situação quando me vi com chances de assumir a posição que sempre sonhei; não medi esforços para conquistá-la. Passava noites em claro resolvendo problemas da empresa e entrava às 8 da manhã para sair às 10 da noite”, lembra o jovem.

Ele fez isso por meses e teve o que tanto queria, mas todo esse esforço cobraria o seu preço. Kaique acabou praticamente abandonando as outras áreas da sua vida para ter sucesso financeiro. “Fui reprovado em várias matérias e tive de parar a faculdade. Não tinha sequer tempo para almoçar tranquilamente e acabava comendo bobagens, o que me fez engordar quase 30 quilos.”

kaique-congresso-12dezAlém dos problemas de saúde, ele também se prejudicou nos relacionamentos. “Na época, estava namorando, mas fiquei totalmente sem tempo e acabei por terminar. Passei a ter brigas com a minha mãe e fiquei ausente das reuniões e atividades da Igreja. Por quase 1 ano praticamente não tinha comunhão com Deus”, relata ele, que é membro da Universal.

Nesse momento, Kaique notou que precisava mudar o seu comportamento. “Apesar de me dedicar muito, eles ainda atrasavam o meu pagamento. Decidi então pedir demissão e procurar outro emprego, o que me ajudou a ser mais equilibrado. Ainda tenho uma rotina corrida, mas mudei a minha atitude e não perdi mais o controle da minha dedicação ao emprego”, observa.


[title above=”” h1=”false” center=”true”]Equilíbrio[/title]

Todo vício traz prejuízos e acaba por nos prejudicar. “O vício no trabalho lhe faz sentir realizado, feliz consigo mesmo, ainda que por um tempo. Mas ser viciado no trabalho vai muito além do emprego ou empresa. Esse vício faz a pessoa ficar a todo minuto envolvida em alguma atividade, seja limpar, organizar, trabalhar na Igreja e achar mais trabalho quando um já está acabando. Nesse processo, as outras áreas da vida vão morrendo aos poucos”, explica o bispo Renato Cardoso.

Ele também lista algumas atitudes que podem ajudar a alcançar o equilíbrio:

  1. Identificar as áreas que estão descuidadas;
  2. Ver o que você deveria estar fazendo por elas mas não está;
  3. Diminuir os excessos de uma área para aplicar-se mais equilibradamente nas outras que estão descuidadas, fazendo o que é preciso.

[custom_heading center=”true”]Você reconhece que é viciado em trabalho? O que fará após ler esse texto?
Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.[/custom_heading]

[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Compareça também às palestras do Congresso para o Sucesso, que acontecem todas as segundas-feiras às 8h, 10h, 15h e 20h,  e busque a direção de Deus para a sua vida profissional.
Clique aqui e encontre o endereço da Universal mais próxima de sua casa.[/highlighted_p]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.