Pesquisa revela que jovens no Japão estão descontentes com a situação econômica e com o governo. Você concorda?
Na pesquisa realizada pela Asahi Shinbun, pode-se observar opiniões dos jovens em relação à situação atual da sociedade no que se refere ao sentimento de injustiça, e sobre uma política centrada na economia.
A pesquisa foi realizada nos meses de Fevereiro a Abril. A Asahi Shinbun sempre realizou esta pesquisa com eleitores de idade de 20 anos ou superior, porém esta é a primeira vez com jovens de 18 a 19 anos. A pesquisa foi enviada para 3 mil jovens. Destes, houve a resposta de 70%.
Nesta pesquisa foi perguntado a situação atual da sociedade para os entrevistados, e houve muitas opiniões de jovens que se sentem injustiçados, e que passam por problemas econômicos.
Em relação a disparidade de renda, 59% dos entrevistados responderam que está muito acentuada. No Japão atual, 56% dos jovens acham que por mais que se esforcem, não serão recompensados. Além disso, 82% dos entrevistados acreditam que esta é uma sociedade onde é difícil tornar-se independente do trabalho e da renda.
E dentre os temas que os entrevistados desejam melhoras são: Economia e Empregabilidade (72%), “Nenkin”, saúde e outras previdências sociais (61%), Educação (46%), Diplomacia e Segurança (37%), Energia e energia nuclear (23%) e Constituição (13%).
Porém, quando os jovens foram perguntados se o governo atual está atuando pensando nos jovens, 80% responderam que não, e 12% responderam que sim.
Em relação a mudança da constituição, 57% responderam que não é preciso mudá-la, e 33% responderam que é necessária uma mudança. Segundo a pesquisa realizada ano passado, 48% dos entrevistados responderam que não é precisa uma mudança, e 43% responderam que é necessária a mudança. Agora, no que se refere o artigo 9 da Constituição, 74% das pessoas responderam que é melhor não alterá-la, e 20% respondeu que é melhor alterá-la.
Fonte: Portal Mie