Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
1 Tessalonicenses 5.6
Muitos estão dormindo. Preocupados com as coisas deste mundo, desviam a atenção do que é realmente importante. Dormem o sono da ansiedade; dormem o sono das distrações; dormem o sono da religiosidade; dormem o sono da acomodação. Dormem o sono da morte.
Vigiar significa manter-se atento. Não distraído. O vigilante sabe que a qualquer momento pode acontecer algo importante. Ele não quer ser pego de surpresa. Ser sóbrio significa ser moderado, equilibrado. Usa-se muito essa palavra em oposição a bêbado. Muitos vivem embriagados com a alegria temporária deste mundo.
Sobriedade é equilíbrio. Desse equilíbrio depende a nossa salvação. O equilibrado não é emocionalmente descontrolado. Ele pensa, analisa. Não se deixa levar pelo coração, pelas mágoas, pelas dúvidas, pela raiva, pela
fofoca, pelo ciúme. O sóbrio, vigilante e desperto às vezes engole sapos, para não ser distraído por eles. Escolhe não manchar a consciência e, para isso, muitas vezes tem de dar a outra face. Perdoa, não porque a outra pessoa mereça, mas para manter-se limpo diante de Deus. Olha com bons olhos, não por ingenuidade, mas para manter seu coração puro diante do seu Senhor.
Perfeitamente acordados, atentos e raciocinando. É assim que o Espírito Santo aconselha que vivamos, para não sermos pegos de surpresa quando o Senhor Jesus voltar ou quando a morte chegar.
Mantenha-se sóbrio e vigilante, para não dormir o sono que leva à morte espiritual.