Na grande inundação decorrente da passagem do forte Tufão Nº 18 (Etau), nenhuma mensagem de evacuação foi enviada aos celulares dos moradores da cidade de Joso (Ibaraki).
Normalmente na cidade de Ibaraki, quando acontece algum fenômeno natural como um Taifu ou um terremoto que tem grande potencial de destruição, primeiramente as redes de rádio enviam várias mensagens e anúncios sobre o evacuação, e logo depois, mensagens são enviadas para os celulares dos moradores da região.
Na região de Ibaraki, por causa da grande chuva, inúmeras ordens de evacuações haviam sido enviadas por causa do perigo de alagamento. Felizmente, aproximadamente 12.000 famílias (34.000 pessoas) foram informadas sobre os avisos de evacuação. Porém após isso, a Divisão de Segurança e Proteção não enviou nenhuma mensagem por celular sobre o evacuação.
Segundo o governo, os funcionários estavam muito ocupados com a abertura de locais de evacuação e não conseguiram enviar mensagens para os moradores. O chefe de seção da Divisão de Segurança e Proteção da cidade de Ibaraki, Saitō Kenji, declarou que as informações cedidas pelas redes de rádio foram insuficientes e deveriam ter sido enviadas mensagens para os celulares dos moradores.
Fonte: PORTAL MIE