A bronquite, 気管支炎 (kikanshien), ocorre quando há inflamação dos brônquios, canais que levam ar aos pulmões, e pode ser classificada como: aguda ou crônica.
Bronquite aguda 急性気管支炎 (Kyūsei kikanshien): geralmente causada por vírus ou infecção bacteriana. A crise pode ser desencadeada por exposição a poluentes ambientais e/ou químicos como poeira, tinta, ácaro, inseticida, entre outros, além do tabaco.
Bronquite crônica 慢性気管支炎(Mansei kikanshien): ocorre quando o processo inflamatório dos brônquios se estende por meses, aumentando o risco de outras infecções respiratórias, como a pneumonia.
Em ambos os casos, há alguns fatores de risco, que segundo os médicos, irão contribuir para o desenvolvimento da bronquite, veja:
• Baixa imunidade
• Fumo
• Idade
• Exposição a substâncias químicas ou poluentes
• Refluxo gástrico
Para prevenção e redução dos riscos de contrair a bronquite, é aconselhável evitar o cigarro; higienizar as mãos e fazer gargarejos sempre que sair e voltar da rua; usar máscara, caso esteja resfriado ou haja a necessidade de ficar exposto à locais com fumaça, poluentes ou substâncias que causem irritação.
Faça da fé a sua aliada!
Segundo pesquisadores da Harvard Medical School, do Hospital MaLean, a fé pode auxiliar na evolução de tratamentos.