O calor extremo que começou no último fim de semana, atingindo em algumas regiões 38,6º Celsius, causou a hospitalização de 530 pessoas, segundo divulgado na mídia do Japão.
Pelo menos 530 pessoas acabaram hospitalizadas com insolação no domingo. A temperatura em 42 regiões ultrapassou os 35º Celsius. O calor intenso pode causar hipertermia, uma sobrecarga dos mecanismos termorreguladores do corpo.
De acordo com a agência de notícias Kyodo, quatro pessoas perderam a consciência durante o trabalho em área externa, e estão atualmente em estado crítico.
A Agência Meteorológica do Japão disse que o calor ocorreu devido à alta pressão atmosférica, e previu que o tempo quente também já era esperado.
Previsão para os próximos dias
A região de Kanto, que inclui Tóquio, deve ter temperaturas na casa dos 32º Celsius, com tempo parcialmente nublado.
Já em Tokai, que inclui Nagoia, a temperatura pode chegar a 35º Celsius conforme a região, a mesma condição será para Kansai, que inclui Osaka.
Mas dependendo do tipo de serviço, a sensação térmica pode ser muito maior.
Resumindo: prepare-se pois o calor intenso do verão japonês parece que chegou com força total. Previna-se da hipertermia bebendo muito líquido e na medida do possível procure esfriar o corpo em ambientes com ar condicionado.