Em dezembro de 2001, na Suíça, acontecia a descriminalização da assistência ao suicídio. Isso significa que o Código Penal do país passou a permitir a assistência à morte, especialmente em casos de doenças terminais.
Uma criação recente pode ajudar a aumentar esses números. Uma cápsula chamada Sarco, fabricada em uma impressora 3D e destinada ao suicídio assistido, já recebeu autorização para operar no país. Philip Nitschke, fundador da empresa, explicou em entrevista que ela pode ser utilizada em qualquer lugar: ao ar livre ou nas dependências de uma organização de apoio à eutanásia, por exemplo.
Nesse processo a pessoa entra, deita, responde a várias perguntas e só então pode apertar o botão dentro da cápsula, que ativa o mecanismo que provocará a sua morte, que ocorre por hipóxia e hipocapnia: a privação de oxigênio e dióxido de carbono, respectivamente. Não há pânico ou sensação de asfixia, segundo ele. A morte ocorre entre 5 e 10 minutos.
Foram feitos dois protótipos da Sarco. O terceiro está sendo impresso na Holanda. Assim, a previsão é que estará pronta para operar na Suíça em 2022.
O tormento eterno
Atualmente o suicídio é tratado por muitas pessoas como a solução para todas as dores e problemas. Mas, na verdade, após o último suspiro, se iniciará um problema ainda maior.
“O diabo, com suas artimanhas, consegue romantizar até mesmo o suicídio. Ele convence a pessoa de que ela terá uma morte física sem dor, em paz, em um lindo cenário. Mas mal sabe ela que logo em seguida terá que enfrentar a dor e o tormento num lugar terrível por toda a eternidade. E nesse caso não terá escolha, porque a escolha ela já fez quando decidiu entrar nessa cápsula”, alerta o Bispo Júlio Freitas.
“Se você que lê este texto está sofrendo ao ponto de pensar no suicídio como a única saída, saiba que esse não é o caminho! Conte conosco, queremos lhe ajudar. Procure uma Universal mais próxima e você receberá o apoio espiritual necessário para se livrar desse vazio que tem consumido a sua alma”, completa o Bispo.
Confira a história de Tatiane que chegou a tentar o suicídio, pensando que seria mais feliz após a morte. Assista no vídeo abaixo:
Precisa de ajuda e gostaria de falar com alguém agora? Ligue para nossa central de atendimento: 053-413-1661 ou 080-9425-1661
Na Universal não faltam grupos a fim de ajudar quem está sendo atormentado por estes pensamentos malignos. Como o Depressão tem Cura e o projeto Help.
Além disso, há as reuniões semanais que acontecem toda sexta-feira em Hamamatsu e na Universal mais próxima de sua casa. Os horários são 8h, 10h, 15h e 20h30.