Regiões ao norte e nordeste do Japão sofrem com as consequências da passagem do forte Tufão N10.
Cerca de 1,600 pessoas estão ilhadas e 18 estão desaparecidas na província de Iwate, após a passagem do tufão Nº 10 (Lionrock) pela área na última terça-feira, informou o Japan Today nesta quinta-feira (1).
E mais de 800 pessoas estão em abrigos, impossibilitadas de voltar para suas casas.
[row padding_top=”” padding_bottom=”” bg=”” bg_light=”true” appear=”false”] [column size=”1-2″ appear=”false”]
Equipes estão impossibilitadas de se aproximarem das áreas afetadas através de estradas devido a inundações e danos, salientando que membros das Forças de Autodefesa e a polícia estão tentando avaliar a situação e montar uma operação de resgate, de acordo com o governo de Iwate.
[/column] [column size=”1-2″ appear=”false”][/column] [/row]
[row padding_top=”” padding_bottom=”” bg=”” bg_light=”true” appear=”false”] [column size=”1-2″ appear=”false”][/column] [column size=”1-2″ appear=”false”]
Visto que a energia elétrica e água foram cortadas na cidade de Iwazumi, em Iwate, o município decidiu retirar de helicóptero cerca de 30 residentes que precisam de tratamento médico e transportá-los a hospitais em Morioka e outros locais. Um total de 36,582 residentes na cidade de Kuji foram aconselhados a deixarem suas casas devido a potenciais deslizamentos de terra e outros riscos.
[/column] [/row]
Enquanto isso, a polícia e os bombeiros retomaram as buscas por 3 pessoas desaparecidas em Hokkaido, que também foi atingida pelo forte tufão Lionrock.
O carro de um dos 3 desaparecidos, Yohei Suzuki, foi recuperado de um rio na cidade de Taiki, mas ninguém foi encontrado dentro do veículo.
De acordo com a Agência Meteorológica, outro tufão, o 12º da temporada, se formou ao sul de Okinawa e poderá atingir a ilha principal do Japão no sábado (3).
[highlighted_text]Fonte: Portal Mie[/highlighted_text]