A “cidade inteligente” em Yokohama diminuirá a poluição através de um sistema de compartilhamento de energia.

A “comunidade verde” da Panasonic em Yokohama, que poderá ser inaugurada em 2018, reduzirá as emissões de carbono em cerca da metade através de um sistema de compartilhamento de energia, de acordo com designs de conceito revelados na segunda-feira (28).

A Tsunashima Sustainable Smart Town (Cidade Inteligente Sustentável de Tsunashima) será construída no local de uma antiga fábrica de celulares da Panasonic, com um custo de projeto de dezenas de bilhões de ienes. Um consórcio internacional de 10 grupos, incluindo a Panasonic, está supervisionando o trabalho.

Construções locais serão abastecidas através de um sistema de geração de energia em que a eletricidade e o calor são compartilhados entre as instalações. A Tokyo Gas, em colaboração com a JX Nippon Oil & Energy, oferecerá o serviço usando o fornecimento de gás da cidade. Projetos futuros de geração de energia farão uso do hidrogênio.

A meta é reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 40 por cento no ano fiscal de 2018, se comparado há 13 anos. Ao menos 30 por cento de toda a energia consumida pela cidade inteligente será gerada dentro das premissas, com a energia solar tendo o papel principal.

Além das instalações comerciais, o complexo de 37.000 metros quadrados abrigará um centro de pesquisa da Apple que será concluído no ano fiscal de 2016. A Nomura Real Estate Development construirá condomínios. A Keio University vai estabelecer dormitórios para estudantes do exterior no local, salientando uma ligação acadêmica aos esforços públicos-privados para criação de empregos.

A cidade inteligente de Yokohama será a segunda a utilizar um terreno desocupado de propriedade da Panasonic, após uma em Fujisawa, outra cidade da província de Kanagawa. A gigante eletrônica japonesa também faz parte de outros projetos de cidades inteligentes nos Estados Unidos e China.

Fonte: Portal Mie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *