Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado…
1 Timóteo 6.12
Sabemos que a vida não depende da sorte, de oportunidades, de dinheiro ou mesmo de estudo. A vida só depende da fé. A grande dificuldade está em manter-se na fé. Esse é o combate que devemos combater, dia após dia. Não basta ter fé por algum tempo. É preciso vivê-la a cada momento. Por conta disso, é necessário se investir nela dia após dia, todo o tempo.
Como? Mantendo a mente ocupada com as coisas de Deus. Há quem cumpra seus “votos” com Deus aos domingos pela manhã. Logo em seguida, relaxa na fé, por ter cumprido sua obrigação religiosa. O adversário da fé se afasta quando ela está em alta. Mas ao vê-la apagada ou relaxada, imediatamente avança contra sua vítima.
Quando a guerra lá fora está violenta e os problemas avançam, devemos usar a nossa fé para combatê-los. Porém, quando há tranquilidade aparente, aí é que devemos nos manter mais atentos. A manutenção da fé é diária. Não podemos relaxar um só instante.
Compre um carro zero quilômetro. Deixe esse carro na garagem por anos, sem manutenção, sem trocar a gasolina. Agora, em um momento de emergência, tente usar esse carro. Acha que conseguirá fazê-lo funcionar? Assim também é com a fé. Com o agravante de que ela é necessária para a salvação da sua alma, para tomar posse da vida eterna. Observe que os problemas, as emergências, só surgem quando a fé está em baixa ou flácida. Não é verdade? Por isso o Espírito Santo nos ensina a combater o bom combate.
Não relaxe em sua fé. Exercite e faça a manutenção dela, dia após dia, para não ser pego de surpresa.
Gloria a Dios padre mío sostenme