Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?
Jeremias 12.5
Se nas coisas terrenas é fracassado, como será nas coisas espirituais? Como alcançará o Reino dos Céus se não houver decisão, violência e arrojo? Se nas pequenas coisas, o mal já consegue derrubá-lo, como pode enfrentar desafios maiores? Como querer ser grande se continua se curvando à insegurança? Como conquistar coisas maiores se não aprender a ser fiel no pouco? Como quer mais se não tem fé para lidar com o que recebeu?
Há uma enorme diferença entre ser religioso e ser conquistador. O religioso espera que as promessas caiam como chuva do céu. O conquistador assume sua fé e parte para o tudo ou nada. Ou Deus é ou não é. Ele se sente seguro mesmo no meio da guerra. Não tem medo, mesmo na cova dos leões. Mantém- se firme, ainda que se aumente o fogo da fornalha. Vai para cima, mesmo que um gigante armado o ameace. Não fica se lamentando ou confessando derrota. Se sente medo, ignora e age pela fé, apesar do medo. Assim, compete com quem for; se sente seguro onde estiver.
Se nas coisas terrenas é fracassado, como será nas coisas espirituais? O conquistador assume sua fé e parte para o tudo ou nada.