No decorrer da nossa vida serão muitas as decepções, você pode se irar, mas não cabe a você a vingança, essa pertence somente a Deus, e lhe digo o melhor, Ele sabe muito bem como se vingar e fazer justiça.
Alguém me perguntou: “como lidar com a decepção? Está cada dia mais difícil confiar no ser humano. Assim, quando nos decepcionam, ficamos pesarosos no erro do outro, pensando no ocorrido o dia todo (e, às vezes, por dias). Como se livrar desse sentimento horrível, que não nos leva a lugar algum? Não quero sentir raiva, mas, às vezes, dá vontade até de agir com vingança”.
Vou tentar ajudar. Primeiro, eu creio que o seu sentimento é compartilhado com todas as pessoas. Todos nós já sentimos isso: decepção, raiva, ira. E, assim, somos muito tentados a buscar a vingança para que aquela pessoa sinta um pouco do gosto que ela nos fez sentir.
Sempre que você diz “eu não sei como agir diante de uma situação”, você tem que se voltar para a Palavra de Deus. Se há alguém que sofre decepção é Ele. Nós vemos notícias e o que as pessoas falam, mas isso é só uma parte do que está acontecendo. Porém, Deus não depende de um canal de notícias, Ele não está sendo afetado só por membros da família. Deus vê o passado, o presente e o futuro. Ele vê até o que está na cabeça do ser humano (e que ainda não foi feito).
Na Bíblia, está escrito:
“A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:17-18).
Ou seja, não faça o mal para as pessoas.
Igualmente, o mundo está cheio de espertos, querendo enganar outras pessoas e muitas propostas desonestas são feitas, mas você deve procurar o que é honesto.
E, no que depender de você, tenha a paz com todo mundo. A pessoa que é de Deus busca a paz. Mas o Texto é bem claro. Ele qualifica esta atitude: “se for possível”. Às vezes, você é atacado e você tem que ir para a guerra.
Ele diz mais: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor” (Romanos 12:19).
Aqui, ele está dizendo que a gente tem que sentir a raiva. A ira virá e é legítimo você senti-la. Ela é um sintoma de que algo errado está prevalecendo sobre o que é certo. Ela mostra que você tem um senso de certo e errado. É como a dor: nós não queremos senti-la, mas ela vem. A dor é um aviso, assim como a ira, de que algo está errado.
Mas preste atenção: “Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor”. Deus reservou a vingança para Ele. Por que Ele fez isso? Eu posso pensar em dois motivos. Primeiro, somente Ele é conhecedor para fazer a justiça verdadeira. E, segundo, Deus sabe Se vingar. Ele sabe exatamente como vai fazer isso. Deus é justo e não deixa o errado impune. Aparentemente, por um tempo, pode parecer que Ele está indiferente, mas Ele sabe como, quando e o que fazer para executar a vingança.
Então, se você sofreu humilhação, injustiça ou algo do tipo, não fique preocupado. Pegue isso tudo (a raiva, a ira) e entregue para Ele. Está cada vez mais difícil confiar no ser humano? É verdade e isso significa que você deve escolher bem as pessoas da sua vida.
Pense a respeito por meio da mensagem no vídeo acima.