Você já parou para refletir sobre o que é possível aprender com os momentos difíceis da vida? Será que Deus está usando essas situações para nos ensinar algo?

É verdade que ninguém gosta de passar por problemas, mas é um fato que eles acontecem. Talvez, por causa da ação de espíritos malignos ou por causa de más escolhas que fizemos ao longo da vida, por exemplo.

Entretanto, quando observamos a Bíblia, nós vemos que Deus permitia que as circunstâncias educassem o povo de Israel. Só para ilustrar, quando os hebreus foram adentrar à Terra Prometida, Deus deu poder e a orientação para que eles destruíssem tudo o que fosse relacionado com os povos que viviam ali. Deus não queria que o Seu povo se misturasse com povos estranhos.

Desobediência
Mas, por meio do capítulo 3, do livro de Juízes, vemos que os hebreus questionaram essa decisão do Senhor e, por isso, desobedeceram. Eles acharam que era mais vantajoso tributar os povos inimigos.

Só que, pouco a pouco, os hebreus se misturaram com eles (aprendendo sua cultura, realizando casamentos entre si).

E fez mal para os hebreus, a começar pela idolatria que se instalou entre eles.

Por fim, Deus disse que por causa daquela desobediência, os hebreus teriam de conviver com os povos inimigos.

“É aquele problema que persiste, às vezes, em nossa vida com o propósito de nos ensinar. Nós entendemos claramente, aqui, que Deus trabalha com circunstâncias. Na vida de Paulo, nós vemos que para que ele não ficasse orgulhoso, Deus colocou um espinho. Então, Deus trabalha com tristezas, com perdas, com situações que no momento a gente não entende. E nós começamos a buscar, fazer votos. E não é nem o milagre, no final, que é interessante, mas que Deus está trabalhando durante o processo em nós”

Aprendendo com os problemas
Em outras palavras, durante o período que a pessoa aplica a sua força em buscar ajuda em Deus para as situações da vida, Ele, ao mesmo tempo, está fazendo uma obra nesta pessoa. Estamos crescendo espiritualmente sem perceber.

Diante dos problemas, a pessoa aprende a ficar na dependência de Deus, o que gera nela humildade diante dEle.

O Altíssimo não faz isso para o nosso mal, mas porque é a única maneira que Ele tem de nos salvar: “A nossa natureza é tão ruim que se Ele nos dá total liberdade, não sabemos lidar com essa liberdade. Se Ele não disciplina, se Ele não nos traz nessa rédea curta, nós não sabemos lidar.

Ou seja, Deus não gosta do nosso sofrimento, mas Ele ama tanto a nossa alma que, muitas vezes, não há outro meio de nos salvar senão dessa maneira.

Portanto, aproveite este momento do Jejum de Daniel: 21 dias para ter a mente de Cristo e faça uma autoavaliação sobre como você tem sido diante de Deus.

O que é possível aprender com os desafios que você enfrentou ao longo da vida? Será que há algo em seu interior que você precisa mudar e ainda não percebeu?

Busque ajuda em Deus, por meio da oração e da comunhão com Ele, e compreenda a mensagem dEle para sua vida. Aproveite este propósito de Fé especial para estreitar o seu relacionamento ainda mais com o Altíssimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *