Na vida a dois existem dificuldades com as quais é preciso lidar todos os dias para que não se transformem em conflitos que contribuam para o fim da relação.
O bispo Renato Cardoso afirma, em seu blog, que a falta de comunicação entre o homem e a mulher é um problema sério, que requer atenção dos dois. “É um mal do ser humano, mas isso não é desculpa para não melhorar. Muita coisa em sua vida pode mudar para melhor se você melhorar sua comunicação com o outro”, aconselha o bispo.
Porém, ele alerta que o homem tem dificuldades em mudar sua conduta quando se trata de ajudar na melhora do relacionamento. “Adquirimos um conjunto de atitudes características da personalidade que chamamos de ‘é o meu jeito’, como hábitos alimentares, maneira de vestir, senso de estilo ou a falta dele, temperamento, conceitos familiares, e o que é uma família.”
Mas, se por um lado isso é bom e nos dá a noção de como lidamos com nossas vidas, por outro, essa atitude pode tornar o homem endurecido e troglodita. “Ele se acha o cara, cheio de si, e não está aberto à melhora, coisa que é inconcebível para o ser humano que quer ter sucesso na vida. Na verdade, se torna um fraco, pois não fica aberto a novas possibilidades.”
Segundo o bispo, é por isso que muitas mulheres estão avançando mais que os homens. “Normalmente, elas são mais abertas para esses conceitos. Chega um ponto em que a mulher passa e desprezar o homem. A situação é tão grave que hoje, muitos meninos estão se tornando idosos sem nunca terem se tornado homens; indo de criança para velhos, mas nunca foram homens, porque não abandonaram as coisas de menino.”
O bispo Renato afirma que o homem deve tornar-se um humilde aprendiz. “Não tenha vergonha de buscar ajuda. Elimine a mentira do seu vocabulário. Ser homem é encarar as consequências da verdade. Arrume um jeito de mudar o seu jeito.”
Veja outras dicas:
O psicólogo norte-americano Mark Goulston dá outras dicas de hábitos de casais que vivem felizes. De acordo com o especialista, homens e mulheres que são felizes no relacionamento agem de forma diferente de quem é infeliz:
Vá para a cama junto com a sua esposa
No começo do casamento, vocês não podiam esperar a hora para ir para a cama com a parceira. Com a rotina, isso acaba ficando de lado. Casais felizes resistem à tentação de ir para a cama em momentos diferentes.
Cultive interesses comuns
Com o fim da paixão, é fácil perceber que vocês têm poucos interesses em comum. Esse é o momento em que casais felizes começam a desenvolver atividades conjuntas para permanecer unidos. Ao mesmo tempo, não se esqueça de cultivar interesses próprios; isso vai tornar o relacionamento mais interessante.
Ande de mãos dadas ou lado a lado
Em vez de caminhar na frente ou arrastando a companheira, ande lado a lado ou de mãos dadas. Casais felizes sabem que é mais importante estar junto com os parceiros do que deixá-los ao longo do caminho. Deixe a mulher sempre do lado de dentro da calçada e não para o lado da rua.
Confie e perdoe
Brigas e desentendimentos são coisas comuns. A diferença está na hora de resolvê-los. Casais felizes criam padrão de confiança e de perdão no lugar de ficarem desconfiados e relutantes.
Concentre-se no que o seu parceiro faz de certo
Casais felizes preferem acentuar o lado positivo, portanto, pare de olhar somente as coisas que seu parceiro faz de errado. Se você olhar para o que ele faz de certo, sempre encontrará algo de bom. Vai depender do que você quer procurar.
Sempre se abracem e se beijem quando se encontrarem
Nossa pele tem uma memória do “bom toque” (amado), do “mau toque” (abusado) e do “não toque” (negligenciado). Casais que dizem “olá” com um abraço ou um beijo mantêm relações melhores.
Diga “eu te amo” e “tenha um bom dia” todas as manhãs
Palavras doces e de incentivo são ótimas maneiras de evitar ou aliviar aborrecimentos ao longo do dia, como engarrafamentos, longas filas, reuniões chatas. Fale mais “eu te amo” para ela e receba muita coisa boa em troca.
Faça uma verificação de “tempo” durante o dia
Ligue para a sua parceira em casa ou no trabalho para ver como está indo o dia dela. Essa é uma ótima forma de ajustar as expectativas para que você esteja mais em sintonia quando ligar depois do trabalho.
Diga “boa noite”, independentemente de como você se sente
Isso diz ao seu parceiro que, independentemente de como você está chateado com ele ou ela, você ainda pensa na relação acima de tudo. Diz que o que você e seu parceiro têm é maior do que qualquer incidente perturbador.
Orgulhe-se de ser visto com o sua parceira
Casais felizes têm o prazer de serem vistos juntos e, muitas vezes, estão em algum tipo de contato afetuoso – mão na mão ou mão no ombro ou de trás do pescoço. Eles não estão mostrando, mas sim apenas dizendo que eles pertencem um ao outro.
Quer conhecer mais ferramentas para ser bem-sucedido na vida sentimental? Participe da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você!
Acesse: https://universaljp.org/enderecos/
Maiores Informações: 053-413-1661 ou 080-9725-1661