[highlighted_p boxed=”false” center=”false”]Próximo a Jerusalém há um local conhecido como “Nabi Samuel National Park” (ou “Parque Nacional Nabi Samuel”, no inglês livre), onde está a tumba do profeta Samuel, da Bíblia.[/highlighted_p]
Recentemente, arqueólogos que estudam o lugar informaram ter encontrado ruínas do período dos reis de Israel, que data entre a Idade do Ferro e o Período Persa (em que Israel esteve sob domínio dos persas).
Na Bíblia, esse período pode ser compreendido nos livros de Esdras e Neemias.
É quando Israel retorna do exílio sob reinado persa.
Ali foram encontradas alças de vasilhas de cerâmica e garrafas de vinho contendo um selo de um leão rugindo (foto) – um símbolo comum em Israel nessa época. Alguns tinham a inscrição “Yehudi”, que significa algo como “judaico”.
[custom_heading center=”true”]Uma profecia cumprida[/custom_heading]
O que há de interessante nessa descoberta, principalmente, é que vemos nela uma profecia da Bíblia que foi cumprida por Deus.
Por meio do profeta Jeremias, Deus faz uma afirmação dizendo que o Seu povo retornaria para o lugar a que pertencia:
“Assim diz o Senhor Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado. Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que farei voltar do cativeiro o Meu povo Israel, e de Judá, diz o Senhor; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão.”
Jeremias 30.2,3
O período de Neemias e Esdras (em que Israel estava sob cativeiro persa e regressava) vem depois de Jeremias (em que consta a profecia).
[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Os objetos encontrados em Nabi Samuel indicam que, de fato, os israelitas, tempos mais tarde, retornaram para a terra de onde vieram, como Deus havia prometido.[/highlighted_p]
O que você achou dessa descoberta? Compartilhe nas redes sociais.