A depressão é uma das doenças que mais cresce nos últimos anos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 322 milhões de pessoas em todo o mundo sofre com a depressão. A região da Ásia e Pacífico é onde se concentra 48% da população que sofre com a doença.
A depressão, pode ou não estar relacionado a um acontecimento, causa tristeza, alteração no humor e baixa autoestima, além de fadiga, cansaço, perda de energia, insônia, alteração no apetite que resulta na perda ou ganho de peso. A pessoa com depressão tem dificuldade em realizar as funções diárias e não sente prazer em realizar nada.
A depressão pode ter origem genética ou não. O cérebro entra em desgaste emocional devido alguns fatores como estresse, desilusões, frustrações, etc.
Uma doença silenciosa que atinge anônimos e famosos, como foi o caso que chocou o mundo e os fãs de cantor K-Pop Kim Jonghyun, que se suicidou aos 27 anos, no auge de sua carreira.
As estatísticas apontam que mais de 5 milhões de pessoas sofrem com a depressão no Japão. A doença é a segunda causa de morte por suicídio no mundo, em 2007, representou 43,8% dos suicídios no arquipélago.
Como saber se a tristeza que sinto não é depressão?
Ao longo das últimas 2 semanas, quantas vezes você foi incomodado pelos seguintes problemas?
- Sentiu pouco interesse ou prazer ao realizar coisas no dia a dia?
a- Nunca b- Alguns dias c- Mais da metade dos dias d- Quase todos os dias - Dificuldade para dormir ou ter sono de qualidade?
a- Nunca b- Alguns dias c- Mais da metade dos dias d- Quase todos os dias - Teve falta de apetite ou apetite demais?
a- Nunca b- Alguns dias c- Mais da metade dos dias d- Quase todos os dias - Sentiu lentidão ao andar ou falar? Ou o oposto, se sentiu mais agitado do que o habitual?
a- Nunca b- Alguns dias c- Mais da metade dos dias d- Quase todos os dias
Se a sua tristeza não passa, se tornou sua companheira de todos os dias e tem lhe causado desconforto físico e mental, você tem um alto risco de sofrer com os males da depressão.
Para combater a depressão e todos os males que esta doença provoca, no dia 2 de Maio, acontecerá em Hamamatsu, o Dia D, o dia em que você pode DECIDIR a viver livre da DEPRESSÃO.