Assim como as demais histórias que o Senhor Jesus contou, quando esteve em forma de homem, a parábola do filho pródigo também traz uma lição sobre o Reino de Deus.
E essa é uma característica importante sobre as parábolas bíblicas. No Texto Sagrado vemos que muitas pessoas não as entendiam, quando Cristo as anunciava. Porque, para compreendê-las, é necessário usar o ponto de vista espiritual. São alegorias ou símbolos que o Senhor Jesus nos deixou para que entendêssemos qual era a Sua perspectiva sobre o relacionamento entre a Trindade Celestial e a humanidade.
Por isso, é interessante analisar a parábola do filho pródigo em partes e por meio da fé inteligente.
Primeiramente, confira a cena abaixo apresentada pela novela Jesus, que vai ao ar de terça a sábado, às 20h, na Record TV Japan:
Os seres humanos são livres para escolher
No primeiro momento, descobrimos que há dois filhos e que um deles decide abandonar o pai, levando consigo uma herança material.
Na época em que o Senhor Jesus contou essa história, era um sinal de extremo desrespeito um filho pedir a herança antecipadamente. Por isso, pela lei judaica, o pai não precisaria concedê-la naquele momento. Entretanto, foi o que ele decidiu fazer.
“Deus é como o pai desta parábola. Isto é, Ele dá a liberdade ao ser humano para que este decida os seus próprios caminhos. Porém, com o livre-arbítrio, ele colhe as consequências de suas escolhas”, esclarece o Bispo Edir Macedo, em suas anotações bíblicas.
Leia também: Jesus Cristo: o Pão Vivo que desceu do céu
Comportamento rebelde
Em seguida, o filho vai para um lugar bem longe, que simboliza o “mundo de pecados”, com o intuito de viver em oposição ao que seu pai ensinou.
“Exatamente assim se comportam aqueles que se afastam da presença de Deus”, continua o Bispo Macedo.
O pecado traz sofrimento
Entretanto, longe de seu pai, o jovem experimenta uma vida de amarguras e sofrimento. Ao ponto de desejar comer o alimento dos porcos (Lucas 15.15-16).
“Essa é a ilustração mais profunda da desonra e da humilhação que o pecado provoca no ser humano”, observam as anotações.
Leia também: O demônio que os discípulos não conseguiram expulsar
O filho retorna para o pai
Ao final dessa história, o jovem, cansado de sofrer, decide voltar para a casa de seu pai.
Do mesmo modo, quem está distante de Deus, precisa reconhecer que errou e deve voltar para os braços dEle enquanto há tempo. Então, Ele perdoará e restaurará a vida dos quebrantados de coração.
Vemos, ainda, que o pai dessa parábola recebe seu filho pródigo calorosamente, com amor e carinho – simbolizando qual é a vontade de Deus para com o ser humano. Em outras palavras, o Altíssimo corre para nos receber quando caminhamos para a Sua direção.
27 de janeiro: Dia do Reencontro
Você está distante de Deus? Então, não perca a oportunidade de retornar para Ele.
No dia 27 de janeiro próximo, em toda a Universal ocorrerá o “Dia do Reencontro”.
Sobre essa data especial, o Bispo Edir Macedo anunciou: “Qualquer que seja a sua religião ou igreja, este convite é estendido para todas as pessoas. Nós faremos a maior concentração de fé de todos os tempos. Vamos ter na Universal o ‘Reencontro’. É para aqueles que um dia tiveram uma experiência com Deus. Mas que, ao longo dos anos, foram desanimando e deixaram a fé. Você terá a oportunidade de ter o reencontro com o Senhor Jesus.”
Você pode participar em uma Universal mais próxima de sua casa.