O reator nuclear de usina em Ehime foi aprovado nos novos padrões de segurança e poderá ser reiniciado em julho de 2016.
O reator nuclear Nº 03, da usina nuclear de Ikata (Ehime), foi aprovado nos novos padrões de regulamentação criados após o acidente nuclear de Fukushima.
Este reator nuclear foi aprovado na inspeção realizada pela Comissão Reguladora Nuclear (NSR) e poderá ser reiniciado no mês de julho. Em outubro passado, o reator teve a aprovação da província de Ehime e do bairro de Ikata.
A NSR analisou na quarta-feira (23), o plano de construção da Shikoku Electric Power Co., Inc. (Yonden), e disse que não havia problemas de segurança na instalação em relação a terremotos.
A Yonden irá realizar a última etapa de segurança, a “Inspeção Pré-uso“, na quinta-feira (24). A Yonden está planejando reabastecer o combustível em junho, e reiniciar as operações no mês seguinte.
Nesta inspeção, a Agência Reguladora Nuclear irá analisar todo o processo de iniciação. Se não forem constatados problemas este, provavelmente, será o quinto reator nuclear reativado, depois dos reatores Nº 1 e 2 da usina de Sendai (Kagoshima), e dos reatores Nº 3 e 4 da usina de Takahama (Fukui).
“Obviamente, iremos analisar as operações adequadas nesta inspeção, e almejamos aumentar ainda mais a segurança e confiabilidade. Realizaremos um esforço incessante para isso”, declarou a Yonden.
Fonte: Portal Mie