Há mais de 30 anos o esporte é uma ferramenta usada pela Força Jovem Universal (FJU) para ajudar a juventude em todo o mundo. Assim, por meio de uma série de modalidades, os jovens são estimulados a ter disciplina e uma vida saudável, longe das drogas, vícios e criminalidade.
Aqui no Japão, o projeto acontece a todo vapor e no dia 28 de maio realizou a 1ª Copa FJU de Jiu-Jitsu no Hamamatsu Budoukan, na cidade de Hamamatsu.
“Nosso objetivo é através do Jiu-Jitsu ajudar os jovens que estão sofrendo com problemas como depressão, pensamentos de suicídio, baixa autoestima, entre outros a melhorar como pessoa perante a sociedade. Muitos jovens que começaram conosco eram tristes, desanimados, rebeldes com os pais e não tinham forças para nada, hoje são disciplinados, confiantes e felizes, pois nessa modalidade esportiva não importa sua estatura ou seu porte físico, o Jiu-jitsu é para todos.” – explica Marcel Camargo, um dos responsáveis pelo trabalho no país.
O evento contou também com a presença do atleta Kleber Koike Erbst, que reforçou a importância das artes marciais na vida dos jovens:
“Eu gostei muito dessa iniciativa da FJU, pois hoje em dia, valores importantes como disciplina, respeito com os pais e com o próximo vem se perdendo na sociedade. Espero que esse projeto da FJU possa ajudar mais jovens não só a vencer no tatame, mas a vencer na vida principalmente, pois vemos muitos jovens hoje em dia vivendo essa vida ilusória nos games, onde você só vence, e se perde, é só reiniciar e voltar de novo; mas a vida não é assim. Na vida precisamos lutar para vencer.” – incentiva o atleta.
Para saber o que a FJU realiza em sua cidade, vá à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.