Infelizmente, muitas pessoas têm insistido nos erros, apesar de já lhes ter sido mostrado o Caminho da mudança de vida.
“Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” 1 Reis 17.1
Elias chamou a atenção do rei Acabe quanto ao que sucederia, caso ele seguisse no caminho errado que estava, levando todo Israel à ruína. Pois, nesses 3 anos e meio sem chuvas, todos sofreram a miséria, as carências e viveram dias de muita dor, porém, o orgulho, a arrogância e a prepotência dele não o deixavam se voltar a Deus e ver a real causa de tanta desgraça. Antes, o rei preferiu buscar alternativas para resolver problema.
“E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas e não estejamos privados dos animais. E repartiram entre si a terra, para passarem por ela; Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi à parte por outro caminho.” 1 Reis 18.5,6
Quantos têm buscado fontes alternativas e rios que estão secos? Tentam ser felizes sem relacionarem-se com Deus. Mudam de cidade, de país, em busca da prosperidade, se matam de tanto trabalhar, chegam a abandonar a família por não terem tempo, e, apesar de tudo o que fazem, não têm nada.
Outros, por serem infelizes no casamento, acham que conseguindo um novo cônjuge serão felizes, e já estão na segunda, na terceira relação… mas o fracasso é o mesmo.
São doentes que já foram a todos os especialistas, inclusive buscaram tratamento no exterior, e a cada dia estão mais consumidos por uma doença sem cura.
As festas, as drogas, o álcool, as viagens, o “curtir a vida”… essa tem sido a busca incessante por um pouco de água que sacie a sede da alma, e o pior é que cada dia essas pessoas são mais vazias, mais deprimidas e muitas até desejam a morte.
Tudo isso acontece porque elas não querem ver e reconhecer o real problema, pois o mesmo espírito de orgulho que estava em Acabe está em muitas pessoas hoje em dia. Elas preferem se enganar tentando buscar fontes secas a se renderem ao que tem ÁGUA VIVA para dar.
Elias mostrou o motivo de tanto sofrimento, revelou o que estava por detrás daquela situação caótica.
“Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas.” 1 Reis 18.30
Enquanto seu altar estiver em ruínas, sua vida estará em ruínas. Enquanto seu altar estiver caído, você estará caído. Isso é inevitável, e não há como fugir!
Altar representa comunhão com o Altíssimo, lugar de sacrifício, de entrega, de ficar na dependência do Todo-Poderoso. Só quando a pessoa entende isso e obedece é que tudo muda.
Não permita que o orgulho e a arrogância façam você sofrer mais! Restaure seu altar, se arrependa e você verá o FOGO DE DEUS, que é o Espírito Santo, descer sobre sua vida e restaurar tudo o que foi destruído.
“Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que Te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.” Jeremias 17.13
“Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4.13-14
Que Deus os abençoe e os faça entender essas coisas!
Colaborou: Bispo Franklin Sanches