O governo e partidos dominantes vão considerar a compilação de medidas de estímulo econômico no valor de mais de ¥ 5 trilhões ($ 44 bilhões) para evitar que a fraca situação da economia nacional se agrave, de acordo com informações divulgadas por fontes governamentais na segunda-feira (28).
O orçamento extra previsto, que excederá um similar no valor de ¥ 3,3 trilhões elaborado no ano fiscal de 2015, poderá expandir se o governo decidir seguir em frente com o segundo estágio do aumento do imposto sobre o consumo, de 8% para 10%, previsto para abril de 2017.
As medidas de estímulo previstas, provavelmente, serão baseadas em um plano do governo que será compilado em maio para melhorar o bem-estar social, incluindo a expansão de subsídios para governos locais construírem mais creches, enquanto melhora os salários de trabalhadores na área de cuidados infantis em geral.
Para estimular o consumo pessoal, o governo vai considerar a distribuição de cupons de compras e fornecer subsídios para jovens com baixa renda.
O orçamento suplementar também poderá incluir a melhoria da infraestrutura para atrair mais turistas estrangeiros e obras públicas para reforçar os sistemas de prevenção contra desastres naturais.
Fonte: Portal Mie