A Honda planeja fabricar mais carros no Japão e aumentar o volume de exportações ao robusto mercado norte-americano.
A Honda Motor vai fabricar mais carros no Japão e aumentar os envios do país e da Europa para o robusto mercado norte-americano para melhor utilizar sua capacidade de fornecimento global, disse o presidente da montadora.
Em uma conferência de imprensa realizada em Tóquio na quarta-feira (24), o presidente da Honda, Takahiro Hachigo, salientou planos para renovar operações em regiões- chave, incluindo Japão, China, América do Norte e Europa, com o objetivo de eliminar a capacidade subutilizada até o ano de 2020, enquanto melhora o foco da empresa em tecnologias ecologicamente corretas e segurança.
A montadora aumentou sua capacidade de produção para 5.5 milhões de veículos anualmente, entretanto, as vendas em 2015 totalizaram 4.67 milhões de automóveis, deixando a capacidade subutilizada em aproximadamente 900.000 unidades.
Para o ano fiscal de 2016, a Honda planeja fabricar 160.000 veículos no Japão para exportação. Além disso, está considerando produzir novamente em território nacional, no ano de 2017 e além, o veículo esporte utilitário CR-V e o sedan Civic, popular na América do Norte.
A Honda interrompeu a produção japonesa do Civic em 2010, entretanto, uma versão renovada projetada para o mercado americano poderá ser fabricada e vendida no Japão dentro de 2 anos. Para envios à Europa, a Honda planeja acrescentar dois modelos SUV à sua atual linha de produção de compactos.
A competição para diversificar os recursos de energia e desenvolver tecnologias de segurança empregando inteligência artificial está se intensificando. A Honda se confronta com grandes rivais, como a Toyota, Volkswagen e General Motors, cujos volumes de vendas são o dobro em relação à Honda.
Fonte: Portal Mie