A Ilha Hashima, também conhecida como Gunkanjima (‘Gunkan’ – navio de guerra / ‘jima’ -ilha), devido a silhueta da ilha ser parecida com um navio de guerra, é uma das 505 ilhas desabitadas da província de Nagasaki.
A ilha foi comprada pela empresa Mitsubishi, que em 1890 deu início a construção de uma cidade no meio do mar, um projeto ambicioso para a época.
Base de extração de carvão, a ilha foi habitada de 1887 a 1974. No local foram construídos prédios, escola, hospital, restaurante, lojas, piscina pública e até teve um cinema. Tudo isso, para acomodar os trabalhadores das minas submarinas de carvão.
Em 1959, a ilha atingiu o seu ápice, com densidade populacional de 835 pessoas por hectare em toda a extensão da ilha, ou 1391 por hectare no distrito residencial.
Em 1960, o carvão passou a ser substituído pelo petróleo, com a drástica redução na extração de carvão, as minas começaram a ser fechadas uma a uma, em todo o país. Em 1974, a empresa Mitsubishi anunciou oficialmente o fechamento das minas de carvão da Ilha Hashima. O local foi evacuado em semanas, e os moradores foram obrigados a deixar tudo para trás.
Totalmente desabitada, em pouco tempo a ilha ganhou a fama de Ilha Fantasma.
O acesso à ilha foi restabelecido 20 anos após o seu fechamento, em 22 de Abril de 1999.
Em 2008, uma ONG protocolou junto à UNESCO o pedido para que a Ilha se tornasse Patrimônio Mundial da Humanidade. E em 5 de Julho de 2015, a Ilha Fantasma foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Em Abril de 2009, a ilha foi aberta para visitação. Há muitos vestígios deixados pelos antigos moradores, o que dá a ilha um aspecto sobrenatural em meio às ruínas dos prédios deteriorados pelo tempo.
O passeio de barco entre Nagasaki e Gunkanjima é agradável e leva em torno de 50 minutos. Barcos turísticos partem de vários pontos do Porto de Nagasaki, são várias empresas que realizam o trajeto para a Ilha Fantasma, e o custo do passeio pode sair em torno de ¥3400 a ¥4500. Com um tempo estável, é possível descer da embarcação e explorar a ilha por 1 hora.
Veja alguns links de empresas que realizam o passeio turístico. (inglês)
CONSIERG, CRUISE e YAMASA