Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
Mateus 16.26
Se você foi selado com o Espírito de Deus e está absolutamente certo da sua salvação, então, corra em busca da realização de seu sonho material ou sentimental. Mas, se há um mínimo de dúvida com respeito à sua salvação
eterna, então, dê prioridade a isso. É o mais importante para você.
O que você aproveita se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Você pode até aproveitar a vida regalada por algum tempo, mas nunca por toda a eternidade! Garanta a salvação eterna. Invista em sua alma. Quando se realiza esse sonho espiritual, todos os demais sonhos se realizam, de forma natural, com o tempo. Está escrito: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as demais coisas serão acrescentadas” (Mateus 6.33).
Muitos têm cometido o erro de não observar esse conselho. Por conta disso, têm fixado a fé, primeiro, nas conquistas sentimentais e materiais. Esquecem que a conquista espiritual alicerça a fé para todas as demais conquistas. Perseguir um sonho qualquer antes do espiritual é como correr atrás do vento. Há quem o faça com sucesso, mas o mesmo não é sustentável. Por conta disso, há frustração.
E quem já está salvo, deve atentar, diariamente, para outro conselho: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2.12). Não permita que a correria do dia a dia o desvie de seu foco. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? O sábio ganha almas. Mas, primeiro, a sua própria.
A conquista espiritual alicerça a fé para todas as demais conquistas.