Levanta-te, toma o teu leito e vai…
Mateus 9.6
Situação terrível é ter provado os manjares da vida e, depois, viver de suas migalhas. Assim deve ser com os que um dia participaram da alegria da salvação, mas, devido aos cuidados do mundo, perderam de vista os valores espirituais.
“Ah, bispo! Quero voltar, mas não tenho forças. Ore por mim.” Como se oração fosse resolver seu problema. Não, não vai. Que tipo de oração vai impor atitude? Que tipo de oração vai obrigar o caído se levantar? Jesus deu ordem ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai… (Mateus 9.6) Ele não orou. Apenas mandou levantar, tomar o leito e ir para casa. Levantar, tomar e ir são atitudes individuais. Obediência exige ação pessoal.
Não queira ser carregado com sua cruz. Não aceite ser indolente e acomodado na fé. Impossível alcançar os céus sem abrir mão do mundo. Oração de terceiros não faz mágica e não o coloca de novo nos trilhos da fé. Nos trilhos da fé se sobe com o próprio esforço, com seus pés e mãos. Com seu sacrifício pessoal. A sua oração sincera diante de Deus tem muito mais força do que você imagina. Sua atitude e disposição em obedecer e seguir apesar das dificuldades é que determinarão o resultado que irá alcançar.
Tome atitude, não espere por ninguém, não dependa de ninguém. Seja sincero diante de Deus. É essa fé que lhe trará forças para se manter nos trilhos.