Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.
Tiago 1.26
O Senhor Jesus não criou uma religião. Ele instituiu o Reino de Deus. As pessoas que compõem tal Reino, ou Igreja, vivem sujeitas ao senhorio de Jesus. Vivem o padrão da justiça do Reino de Deus. Como um corpo, Ele é O Cabeça, e Seus discípulos, os membros.
Esse Corpo possui Um só Espírito, o Espírito Santo; um só coração, o novo coração; uma só mente, a mente de Cristo; um só pensamento, o pensamento da Palavra de Deus; uma só fé, a fé sobrenatural; um só caráter, o caráter de Deus; uma só direção, a direção do Espírito de Jesus.
Ninguém que está fora deste Corpo, pertence ao Senhor Jesus. Não adianta confessá-Lo como Senhor, e não obedecê-Lo; invocá-Lo, e não ouvi-Lo; frequentar uma instituição chamada de igreja, e não se comportar como diz a Bíblia.
Para fazer parte dEle ou do Seu Corpo, só nascendo da água e do Espírito Santo. Qualquer corpo estranho Neste Corpo, cedo ou tarde será vomitado, a exemplo da comida estragada ingerida. Atritos, fofocas, maus olhos, preconceitos, críticas por parte de alguém que se diz cristão, na realidade, são alguns dos sinais da carnalidade existente nos religiosos. Não no Reino de Deus ou na Sua Igreja.
Ser cristão é ser possuído e dirigido pelo Espírito de Cristo. Leia, medite e tire as suas próprias conclusões, neste texto do apóstolo Paulo aos recém cristãos que viviam em Roma:
“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle.” (Romanos 8.9)
Seja realmente membro desse Corpo.