O nível de radiação em um raio de 80 km em torno da planta nuclear de Fukushima Daiichi diminuiu de forma significativa desde o desastre, há 5 anos, mostraram dados do governo.

A Autoridade Reguladora Nuclear do Japão divulgou um mapa na quarta-feira (3) mostrando que os níveis de radiação tiveram uma redução de 65% entre novembro de 2011 e setembro de 2015, quando os dados foram colhidos. Os reatores operados pela Tokyo Electric Power Corporation (TEPCO) sobreaqueceram em março de 2011 como resultado de um terremoto seguido de tsunami.

A área norte da planta nuclear mostrou que leituras de 19 microsieverts por hora haviam diminuído de forma significativa. Leituras de microsieverts entre 0.5 e 1.9 por hora, registrados anteriormente do sul ao norte da província, também tiveram um declínio significativo. Os níveis de radiação caíram para 0.1 microsieverts por hora ou menos em partes ao sul de Miyagi, Fukushima e ao norte de Ibaraki.

A Agência de Energia Atômica do Japão conduziu a pesquisa anual utilizando helicópteros, com equipamentos para medição de níveis de radiação em elevações de 1 metro.

Fonte: Portal Mie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *