“A situação de emprego está em uma tendência de recuperação”, disse um representante do governo.
O número de ofertas de trabalho em todo o país no mês de julho atingiu o nível mais alto em mais de 23 anos.
Segundo o governo na última sexta-feira (28), a taxa de desemprego caiu para 3,3 por cento no mês, sinalizando que as empresas estão dispostas a contratar mais trabalhadores.
A relação de ofertas de emprego para candidatos subiu para 1,21, a partir de 1,19 em junho, o maior nível desde fevereiro de 1992, com 121 postos de trabalho para cada 100 candidatos a emprego, mostraram dados do Ministério do Trabalho.
“A situação de emprego está em uma tendência de recuperação”, disse um representante do governo na sequência da divulgação dos dados.
Por indústria, os setores de saúde e bem-estar continuaram a atrair mais trabalhadores, com 290 mil postos de trabalho adicionados em julho, um aumento de 3,9 por cento numa base anual.
Visto que grandes empresas nacionais, particularmente as exportadoras, colheram lucros graças a um iene mais fraco nos últimos meses, elas parecem estar dispostas a contratar mais pessoas.
Entretanto, segundo alguns analistas, as incertezas econômicas permanecem após as fortes oscilações nos mercados acionários globais chineses e outros.
O número de trabalhadores na área industrial e nos setores de atacado e varejo tiveram uma redução de 200 mil, ou 1,9 por cento e 80 mil, ou 0,8 por cento, respectivamente.
Fonte: PORTAL MIE