…Abraão era um só, e possuiu esta terra; mas nós somos muitos, esta terra nos foi dada em possessão. Ezequiel 33.24
Essas palavras soam como vindas de pessoas de muita fé, mas elas foram proferidas por supostos filhos de Abraão, que olhavam para suas conquistas, não para quem ele era.
Esses homens habitavam em lugares desertos e, aparentemente, criam no Deus de Abraão. Porém, Deus faz dura reprovação nos versículos seguintes, dizendo que os mesmos comiam carne com sangue, se contaminavam com a mulher do seu próximo, eram idólatras, enfim, cometiam toda sorte de pecados. Por esses motivos, Deus disse que eles habitariam nos lugares desertos e cairiam à espada.
Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei. Isaías 51.2
Deus mandou olhar para Abraão e Sara como um todo, e não apenas para suas conquistas. Ele é nosso pai na fé não por milagres realizados ou por ter tomado posse da terra de Canaã, e sim pela sua obediência e caráter.
Sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus, porém, essa fé deve andar juntamente com a santificação que nos leva ao sacrifício pelas nossas conquistas, mas também ao sacrifício da própria vida pela maior de todas elas que é o Reino dos Céus.
Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” 1 Pedro 1.14
Deus abençoe a todos os que creem, e creem como dizem as Escrituras.