Polícia japonesa pretende atuar junto às embaixadas para prevenir problemas causados por grupos de residentes estrangeiros no Japão.
O Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio diz que vai trabalhar mais estreitamente com embaixadas estrangeiras e colher informações sobre a situação política fora do Japão para prevenir problemas causados por residentes estrangeiros.
A decisão vem em resposta à confusões que eclodiram entre os moradores turcos do Japão em 25 de outubro, enquanto aguardavam do lado de fora da Embaixada da Turquia para votar em uma eleição geral do país de origem.
Dez pessoas, incluindo 2 policiais, ficaram feridos. A polícia está investigando o incidente como um possível ataque.
A polícia estaria em alerta a partir daquela manhã para evitar tumultos, visto que muitas pessoas eram aguardadas para votação na embaixada. Mas o tumulto eclodiu entre grupos curdos e turcos antes de os policiais tomaram suas posições.
Nota: O conflito curdo-turco é um conflito armado entre a República da Turquia e vários grupos rebeldes curdos, que têm exigido a separação da Turquia para a criação de um Curdistão independente, ou a obtenção de maior autonomia e direitos políticos e culturais para os curdos em território turco. (Wikipédia)
As brigas entre curdos e turcos em frente à embaixada continuaram mesmo após a intervenção da polícia. Um ônibus foi danificado, e o tráfego em torno da embaixada foi interrompido.
Após o incidente, a polícia decidiu trabalhar mais estreitamente com embaixadas estrangeiras e trocar informações para estar melhor preparado para tais problemas.
A polícia também irá coletar cuidadosamente as informações para determinar se as mudanças na situação política em outros países poderiam influenciar os cidadãos estrangeiros que vivem no Japão. Os oficiais também irão determinar o número adequado de policiais para serem enviados em tais situações, e decidir se fará avisos em línguas estrangeiras.
Fonte: PORTAL MIE