Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá.
Provérbios 11.27
Ninguém em sã consciência corre atrás do mal. Porém, talvez você esteja correndo atrás do mal sem perceber. Mal é tudo aquilo que o afasta
do bem; é tudo aquilo que vai contra a disciplina do Reino de Deus.
Você colherá o que plantar. Se busca o mal, a injustiça, ainda que para o seu próprio benefício, receberá o mal – não apenas o mal que você buscou. E se o seu alvo for sempre o bem – ainda que, em algum momento, não o beneficie – inevitavelmente alcançará o bem – não apenas o bem que você procurou. Se desejar o mal a outra pessoa, certamente alcançará o mal – para você.
Por isso, a necessidade de perdoar. Por isso, a necessidade de pedir perdão. Por isso, a necessidade de obedecer. Por isso, a necessidade de sacrificar. Por isso, a necessidade de manter os bons olhos. Por isso, a necessidade de desejar o bem até mesmo para os que desejam o nosso mal. Receberemos o que buscamos. Não há como fugir dessa lei.
Quem procura aproximar-se de Deus e de Sua Justiça, encontrará Deus e Sua Justiça. Não existe nada mais claro do que isso. É o resumo de toda a Palavra de Deus: Quem dá, recebe; quem planta, colhe. E só se colhe aquilo que se planta. Não queira plantar milho e colher maçã. Enquanto procurar o bem, alcançará favor. Mas se correr atrás do mal, não reclame quando o mal vier.
A responsabilidade é integralmente sua: se busca o mal,
o mal vem a você. Se busca o bem, o bem o encontrará.