O disfarce final para a era digital está definido para ir à venda no Japão.
O Instituto Nacional de Informática disse que desenvolveu óculos que ajudam os usuários a proteger sua privacidade, desativando os sistemas de reconhecimento facial em câmeras.
O Visor de Privacidade, criado pelo instituto afiliado ao governo e um fabricante de óculos, em Fukui no Japão, desenvolveu um óculos que usa ângulos e padrões exclusivos sobre sua lente para refletir ou absorver luz. Isso impede que os sistemas de reconhecimento em câmeras digitais e smartphones de detectar um rosto humano em um “clique”.
Testes realizado por câmaras em smarphones mostraram que os óculos foram capazes de induzir o sistema de reconhecimento facial 90% do tempo.
Os óculos oferecem visibilidade suficiente para as pessoas a andar sem problemas, mas pode causar dificuldade em dirigir ou andar de bicicleta.
O professor Isao Echizen que liderou as pesquisas, afirmou que o objetivo era proteger a privacidade das pessoas.
O óculos também pode impedir que as câmeras de segurança de gravação do rosto de uma pessoa, mas o Prof. Echizen disse que o seu dano é limitado, uma vez que as investigações da polícia dependem de outras informações para identificar uma pessoa.
O Visor de Privacidade está programado para ir à venda em Junho de 2016 e deverá custar cerca de ¥ 30.000.