[custom_heading center=”false”]Tóquio[/custom_heading]
Em caso de calamidade, as autoridades podem emitir alertas para que os moradores procurem abrigo. Mesmo que não for dado nenhum alerta de evacuação, mas perceber que a situação é de risco, é muito importante tomar uma decisão própria com antecedência.
O aviso de evacuação (hinan kankoku, 避難勧告) é emitido aos moradores das áreas de risco, mas a busca por um abrigo público é opcional, ao contrário da ordem de refúgio (hinan shiji, 避難指示), que é obrigatória.
Os avisos e alertas são enviados para os telefones celulares que estão na área afetada. Mas os aparelhos precisam estar configurados para receber as mensagens, parecidas com os avisos de terremoto.
Algumas prefeituras também enviam os alertas por e-mail, inclusive em português, para moradores previamente cadastrados que residem em locais com riscos de deslizamentos de terra ou perto de rios que podem transbordar, por exemplo.
[custom_heading center=”true”]AVISOS PARA PROCURAR ABRIGO[/custom_heading]
Hinan junbi jouhou (避難準備情報) – informe para se preparar para uma possível evacuação
Destinado a portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar. Este alerta serve para dar início a essa ação.
Hinan kankoku (避難勧告) – aviso para evacuar
Este aviso é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. Pessoas que não tenham dificuldades para se refugiar também devem dar início a essa ação.
Hinan shiji (避難指示) – ordem para evacuar
Este alerta é dado quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de evacuação e deve ser obedecida.
[highlighted_text]Fonte: Alternativa[/highlighted_text]