Todo aquele que vem a Mim, e ouve as Minhas palavras, e as pratica, Eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.
Lucas 6.47-48
Todos nós estamos edificando uma casa: nossa vida. O principal de uma casa é o alicerce, é o que vai sustentá-la quando ela se erguer. O Senhor Jesus compara essa etapa importante da construção a praticar Suas Palavras. Praticar a Palavra de Deus é alicerçar sua vida sobre a Rocha. É a garantia de não ser abalado pelas dificuldades da vida.
O homem prudente do texto bíblico de hoje abriu profunda vala para encontrar a rocha. Obedecer não é fácil. Exige esforço, e talvez o resultado não apareça tão rápido. Exige paciência, perseverança, exige fé e coragem. Quem olhava de fora, via apenas um buraco. “Essa casa nunca fica pronta?” O vizinho construiu mais rápido:
“Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa” (Lucas 6.49). O religioso é essa casa sem alicerces. Construída sobre as emoções, sobre a facilidade, sobre a empolgação de seu coração. Uma vida construída sem obediência à Palavra é inconstante. Inconstante como o próprio coração que a construiu. Quando os problemas vêm, aquele que anda de acordo com o seu coração desmorona.
Já aquele que ouve a Palavra de Deus e A pratica mantém-se firme, inabalável.