Voluntários do grupo “Depressão Tem Cura” realizaram ações de prevenção e conscientização em todo o Japão
A importância da saúde mental
Uma pesquisa feita em 2019 pela Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade de Londres aponta que, somente 24% dos mais de 20 mil japoneses entrevistados concordam que buscar ajuda com um profissional de saúde mental é um sinal de força. A falta dessa conscientização somada à crise gerada pela pandemia da COVID-19 tem resultado em dados alarmantes. Segundo a Agência Nacional da Polícia Japonesa, no ano passado houve um aumento de aproximadamente 15% no número de suicídios entre as mulheres em relação a 2019, e, de acordo com o Ministério da Educação japonês, quase 500 estudantes entre 6 e 18 anos cometeram suicídio em 2020, número recorde desde 1978. O número total de pessoas que tiraram a própria vida em 2020 aumentou quase 10% em relação à 2019, foram registradas mais de 21 mil mortes por suicídio, marcando o primeiro aumento nas estatísticas em mais de uma década.
Preocupados com esses dados alarmantes, os voluntários do projeto Depressão tem Cura, realizaram neste final de semana, 11 e 12 de setembro, uma grande ação de conscientização contra a depressão e o suicídio chamado SOS VIDA. Essa ação foi realizada simultaneamente em várias cidades e províncias japonesas, levando uma palavra de vida e motivação às pessoas, além da conscientização da necessidade de se falar abertamente sobre esse assunto e de que é possível vencer a depressão. O evento reuniu aproximadamente 270 voluntários em todo o país, e em Hamamatsu, na província de Shizuoka os voluntários se espalharam nos arredores da estação central de trem, abordando as pessoas com um folheto explicativo e entregando exemplares do livro “Eu venci a depressão”.
“Muitas pessoas, principalmente aqui no Japão, não buscam ajuda por acreditar que se trata de um sinal de fraqueza, quando na verdade, é um sinal de força. Quando se pede ajuda mostra-se a força que há dentro dela em querer sair daquela situação. E o nosso objetivo aqui é levar esse entendimento para todos, mostrando que sim, há cura para depressão”, explicou o Pastor Fábio Ribeiro, responsável pelo trabalho da Universal no Japão.
“Eu dormia desejando não acordar…”
Um dos voluntários que esteve presente no SOS VIDA, foi a Miriam Gomes, 25 anos, que também sofria com os sintomas da depressão: “Eu não queria que o amanhã viesse. Eu sempre dormia desejando não acordar.” A cura para essa situação aconteceu quando ela recebeu ajuda dos voluntários da Universal: “Eu andava como se eu fosse um corpo morto, sem espírito. Hoje sinto que estou viva, eu quero viver e quero passar essa vida para as pessoas também, mostrar para elas que tem jeito, que há uma solução”, completa.
Para muitas pessoas, a depressão ainda é considerada como frescura, até que o pior aconteça.
“Depressão não é frescura, só quem sofre sabe a dor que carrega na alma, mas, essa pessoa não está sozinha, ela pode pedir ajuda e nós estaremos aqui para ajudá-la a sair dessa situação que estão enfrentando”, completa o Pastor.
Se você sofre com a depressão ou conhece alguém que está sofrendo com esse mal, você pode solicitar um atendimento ou uma visita pelo WhatsApp: 080-9725-1661 ou enviar uma mensagem pelo Facebook. Não deixe de buscar ajuda. DEPRESSÃO TEM CURA!
Você também pode ir à sede do projeto localizada em Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Naka-ku Kitaterajima-cho 211-19 na Avenida Ekinan Odori.
Foi um grande dia a onde vimos que tem muitas pessoas querem sim que alguem mostrasse para ela que poderia mudar a vida dela, e nesse evento vimos um simples gesto de levar a palavra e eles viram que tem pessoas que querem ajudar eles, e muitas pessoas receberam essa ajuda e vamos ver que ainda teremos muitos resultados nesse trabalho aqui neste pais, independente de qual nacionalidade ele é.
Sou da Igreja Universal de Nagoya
Participo em Nagoya