O Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência vai lançar uma série de novos projetos a partir do próximo ano fiscal destinado a auxiliar os idosos que desejam trabalhar, como parte dos esforços para concretizar a política central do primeiro-ministro Shinzo Abe, de uma sociedade na qual todos os cidadãos estão dinamicamente envolvidos.

Um subsídio será criado para promover esforços empresariais por pessoas com 60 anos e mais, o chamado “subsídio para apoiar o trabalho ativo durante toda a vida em empreendedorismo.” Destinado a trabalhadores assalariados, pretende-se aumentar as oportunidades para as pessoas aplicarem suas experiências em algum tipo de trabalho, mesmo após a aposentadoria.

O subsídio cobrirá dois terços (um máximo de ¥ 2 milhões) de despesas relacionadas com a criação de emprego, incluindo anúncios de recrutamento em revistas e em outros lugares, além de custos relacionados aos novos empregados na obtenção de qualificações.

A contratação de duas pessoas com 60 anos ou mais, ou três pessoas com 40 anos ou mais, será um requisito para a empresa receber o subsídio. O ministério atribuiu ¥ 870 milhões para o projeto no orçamento para o ano fiscal de 2016.

Para tornar mais fácil para que as pessoas idosas encontrem lugares para trabalhar, o ministério também vai estabelecer um banco de dados de recursos humanos no Centro de Estabilização de Emprego do Japão, uma fundação incorporada de interesse público.

O sistema permitirá que as pessoas que estão prestes a se aposentar registrem informações como suas qualificações, habilidades, e áreas onde desejam trabalhar. As empresas interessadas em contratar pessoas idosas poderão escolher a partir de uma lista de potenciais empregados e fazer as contratações por meio de entrevistas e outros procedimentos.

O plano também pretende colocar pessoas com experiência na área de ensino para auxiliar jovens em locais onde não existem cursinhos, e idosos servindo como guias para estrangeiros em locais de interesse.

Fonte: Portal Mie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *